Novo Complexo Fitoterápico para o Gerenciamento da Osteoartrite

Estudos Científicos
18/jul/2023

Reduz os Escores que Medem o Grau de Inflamação e Melhora a Função Física


Complexo Fitoterápico para o Gerenciamento da Osteoartrite

Ação Anti-Inflamatória no Controle da Dor e da Função Física

 

A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, afetando aproximadamente 10% da população mundial. Embora a osteoartrite possa ocorrer em quase qualquer articulação, a osteoartrite de joelho é o tipo mais comum.


Mitidol® - Complexo Fitoterápico na Osteoartrite

Mitidol® traz em sua composição os extratos purificados das espécies Acmella oleracea e Zingiber officinale ricos em compostos fitoquímicos de constatada atividade biológica como as alquilamidas, gingerols e shogaols.


Mecanismo de Ação dos Componentes do Mitidol®

O gingerol e o shogaol presentes no Zingiber officinale apresentam efeito analgésico e anti-inflamatório. Esses compostos agem como agonistas dos receptores de canais relacionados com a dor e ao mesmo tempo atuam no metabolismo do ácido araquidônico via inibição da COX-2 e impedindo a liberação de prostaglandinas e tromboxanos.

 

A Acmella oleracea apresenta vários compostos ativos, como o Espilantol. Esse ativo age através da inibição das prostaglandinas, ativa o sistema opioidérgico e também atua nos sistemas serotoninérgicos e GABAérgicos. Outros componentes atuam no bloqueio dos canais de sódio de alta voltagem. Estudos em animais mostraram ainda que esse fitoterápico atua como anti-inflamatório inibindo de maneira seletiva a COX-2. 


Estudo Comprova

Rondanelli et al. (2020) conduziram um estudo que teve como objetivo avaliar os efeitos de uma suplementação constituída de Zingiber officinale e Acmella oleracea na dor e inflamação de pacientes com osteoartrite.


Parâmetros Avaliados

Foram avaliados na linha base e após 30 dias os seguintes parâmetros: intensidade da dor por meio de uma escala analógica visual (VAS), escores do WOMAC (Western Ontario and McMaster Universities Arthritis) e os escores do Tegner Lysholm Knee (estes escores avaliam dor, edema, travamento, dor, dificuldade de subir escada e de agachar). Foram avaliados também a taxa de sedimentação eritrocitária e a proteína C-reativa (PCR) avaliados também na linha base e após 30 dias.



Resultados

Ø  Os resultados mostraram que houve efeitos significativos nos escores do WOMAC (p<0,0001), escores Lysholm (p=0,0003), PCR (p=0,006), taxa de sedimentação eritrocitária (p=0,004);

Ø  Houve melhora na atividade física (p=0,009) e na massa livre de gordura (p=0,046);

Ø  O VAS reduziu em ambos os joelhos (esquerdo – p<0,0001 e direito – p<0,0001).


Conclusão

A formulação testada foi efetiva e também livre de efeitos adversos no tratamento de pacientes com osteoartrite do joelho.


Referências bibliográficas

RONDANELLI, M. et al. The Use of a New Food-Grade Lecithin Formulation of Highly Standardized Ginger (Zingiber officinale) and Acmella oleracea Extracts for the Treatment of Pain and Inflammation in a Group of Subjects with Moderate Knee Osteoarthritis. J Pain Res. 2020 Apr 21;13:761-770. doi: 10.2147/JPR.S214488. eCollection 2020.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp