Novo Estudo Comprova Eficácia do Saffron na Artrite Reumatoide

Ativos
19/ago/2021

Melhora os Parâmetros Clínicos, Intensidade da Dor e Atividade da Doença

Saffron

Atividade Anti-Inflamatória e Antioxidante na AR

 

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune sistêmica, progressiva e debilitante, caracterizada por inflamação simétrica, dor, edema, rigidez matinal nas articulações sinoviais, destruição óssea e deformidade funcional.

Desequilíbrio entre Citocinas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, favorecendo mediadores pró-inflamatórios, como TNF-a e interleucina (IL)-1. 


A cascata inflamatória promove up-regulation da expressão de NF-?B em células humanas (do inglês nuclear factor kappa-light-chain-enhancer of activated B cells, que é um agente-chave na exacerbação da inflamação e inibição da apoptose.

A expressão de enzimas proteolíticas, como Metaloproteinases de Matriz 3 (MMP-3), aumenta, enquanto seus inibidores diminuem, resultando na destruição da cartilagem e degeneração da matriz extracelular.


Saffron

O Saffron (Crocus sativus L.) possui mais de 150 componentes antioxidantes diferentes. Além disso, estudos in vitro têm demonstrado a atividade anti-inflamatória da crocina, no qual inibe as enzimas ciclooxigenase 1 e 2 e previne a produção de prostaglandina e2 de forma dose-dependente.


Álcool em Gel e suas Associações

O álcool em gel nas concentrações apropriadas representa um antisséptico de baixo custo, extremamente rápido e eficaz para reduzir o número de micro-organismos encontrados na pele.

Você sabe quais ativos podem ser associados em sua formulação? Descubra formulações com efeito clareador, antiaging  e antipoluição.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Saffron Melhora os Parâmetros Clínicos na Artrite Reumatoide

 

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo avaliar os efeitos do saffron nos parâmetros clínicos e metabólicos em pacientes com artrite reumatoide ativa (HAMIDI; ARYAEIAN; ABOLGHASEMI; SHIRANI et al., 2020).


Resultados:

ü  Nenhum efeito adverso foi reportado pelos pacientes;

ü A suplementação com saffron reduziu significativamente o número de articulações edemaciadas e sensíveis, intensidade da dor com base na escala visual analógica e escore de atividade da doença (DAS28) ao final do estudo comparado ao placebo e ao início do estudo;

ü O Physician Global Assessment e a taxa de sedimentação eritrocitária também melhoraram significativamente após a intervenção;

ü    A Proteína C Reativa de Alta Sensibilidade (PCR-as) reduziu ao final do estudo no grupo 1 comparado com os valores iniciais;

ü  O fator de necrose tumoral alfa, interferon gama e malondialdeído diminuíram, enquanto que a capacidade antioxidante total aumentou, porém a diferença entre os grupos não foi significativa.

 

Conclusão:

De acordo com os resultados, a suplementação de saffron pode melhorar positivamente e significativamente os parâmetros clínicos em paciente com artrite reumatoide.


Referência:

HAMIDI, Z.; ARYAEIAN, N.; ABOLGHASEMI, J.; SHIRANI, F. et al. The effect of saffron supplement on clinical outcomes and metabolic profiles in patients with active rheumatoid arthritis: A randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Phytother Res, Feb 11 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade