Novo Mecanismo Relacionado à Patogênese da Dermatite Atópica

Estudos Científicos
14/dez/2021

Acúmulo Dérmico de Produtos Avançados de Glicação Aumenta a Inflamação da Pele


Dermatite Atópica

Novo Mecanismo Associado ao Aumento da Inflamação

 

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica ou recidivante da pele, que tem início na primeira infância, com períodos de exacerbações, alternando com remissão em vários graus.


A doença está associada a uma disfunção na barreira da pele e das células de resposta inflamatória, e com o desequilíbrio das citocinas de perfil T-helper 1 (Th1)/Th2, com ativação predominante das citocinas Th2, resultando em aumento dos níveis de imunoglobulina IgE sérica total e o aumento de eosinófilos na circulação.


 

Glicação na DA

 

A glicação refere-se ao processo de formação de produtos de Amadori e de complexos cross-links produzidos a partir de proteínas glicadas na reação de Maillard, conhecidos com o AGEs (Advanced Glycation Endproducts) (BONGARZONE; SAVICKAS; LUZI; GEE, 2017).

Os AGEs de proteínas circulantes, interagem com o receptor ligado à membrana para os AGEs (RAGE), amplificando a resposta inflamatória; Enquanto isso, o receptor solúvel para AGE (sRAGE) e RAGE secretor endógeno (esRAGE) sequestram competitivamente ligantes RAGE, atuando como citoprotetores.


Foi proposto que os AGEs podem desempenhar um papel na patogênese da psoríase, na qual ocorre aumento de AGE cutâneo e níveis séricos de AGE em pacientes com psoríase. Além disso, o aumento de AGE atua como ligante potencial entre a psoríase e suas complicações (HONG; KIM; HONG; NOH et al., 2020).



Estudo Comprova

Acúmulo de AGEs Dérmicos Pode Estar Relacionado com a DA

 

Esse estudo teve como objetivo investigar a expressão de AGEs e seus receptores no soro e na pele de pacientes com dermatite atópica (HONG; KIM; HONG; NOH et al., 2020).


Resultados:

 

ü  Os níveis de AGE nos corneócitos aumentaram no grupo DA;

ü  Níveis mais elevados de AGE em corneócitos foram observados na DA grave comparado à forma mais branda da DA;

ü  Nenhuma diferença significativa no nível sérico de AGE foi observada em pacientes com DA e controles saudáveis;

ü  O sRAGE sérico diminuiu acentuadamente em pacientes com DA e o esRAGE sérico seguiu uma tendência semelhante.

 

Conclusão:

Em conclusão, o acúmulo dérmico de AGE na DA pode ter um papel no aumento da inflamação da pele.


Referências

HONG, J. Y.; KIM, M. J.; HONG, J. K.; NOH, H. H. et al. in vivo Quantitative Analysis of Advanced Glycation End Products in Atopic Dermatitis - Possible Culprit for the Comorbidities? Exp Dermatol, Aug 7 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp