O cuidado no armazenamento de embalagens

Atualidades e Notícias
06/jul/2021

Entenda a seguir quais são as normas descritas pela Anvisa e cada etapa do processo de compra à estocagem


A compra de matérias-primas e embalagens é uma etapa de extrema importância e interfere diretamente no processo de produção e na qualidade do produto final. É fundamental que tudo seja de qualidade e armazenado de acordo com as necessidades de cada fórmula.

O regulamento RDC 67/2007 dispõe sobre boas práticas de manipulação farmacêutica. Referente ao tema, siga sempre as recomendações do item 7, que descreve como deve ser feita a aquisição, análise, armazenamento da matéria-prima e embalagens.

Busque conciliar a oferta e a demanda, e sempre verifique se há disponibilidade suficiente de mercadorias, que minimize o custo total de sua produção.

Identifique o melhor meio de transporte de seus insumos. Todos os materiais comprados devem ir bem embalados e separados de forma que garanta, facilite e agilize o recebimento.

Para a qualificação de fornecedores, algumas regras devem ser seguidas pelo departamento de compras, que analisa a capacidade de atendimento e solicita as documentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores.

Os materiais recebidos são identificados com etiquetas e são monitorados pela equipe. Vejamos a seguir parte do processo:

Os materiais recebidos devem ficar em quarentena e receber a etiqueta amarela descrita 'QUARENTENA'. Os itens devem ser analisados pelo controle de qualidade e, enquanto não houver aprovação, as embalagens não devem ser utilizadas na linha  de produção.

Caso não seja aprovado, o setor de compras entra em contato com o fornecedor/fabricante para a resolução do caso.

Os materiais aprovados recebem a etiqueta verde descrita 'LIBERADO', além de outras etiquetas, como o número do lote do fabricante e o número do lote interno. Dessa forma, o registro facilita o rastreamento da distribuição e utilização do insumo na farmácia.

É relevante conhecer todo o processo, pois armazenar matéria-prima e embalagem vai muito além de organizar uma estante.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp