Óleo vegetal não é filtro solar

Estudos Científicos
04/set/2021

Entenda por que a substância não protege a pele contra a radiação solar

Com o feriadão prolongado e muitos indo pra praia ou pensando em curtir uma piscina, meu Ciência da Manhã vai para vocês!

Vocês provavelmente já devem ter visto os adeptos de Cosmetologia caseira ensinarem sobre o uso do óleo vegetal como substituto do protetor solar comum. Eu particularmente já assisti uma atriz global indicado misturar óleo essencial com óleo vegetal.

A pergunta é: qual o valor real de FPS de óleos vegetais?

Os pesquisadores mostraram que o FPS não chega nem a FPS 3 quando testado in vivo.


Síntese Proteica

Pisou na academia e já pensa em hipertrofia? Entenda a síntese proteica para o atleta.

Baixe agora o miniformulário!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Vale lembrar que o valor de FPS é um número baseado na resposta inflamatória, portanto se um óleo tem ação calmante, ele vai reduzir a vermelhidão e consequentemente o FPS vai aumentar. Mas esse efeito é diferente dos filtros químicos usados em proteção solar. As moléculas tradicionais atuam absorvendo a radiação e liberando na forma de calor.

Portanto, nada de óleo puro na pele achando que está protegido.


Os autores não avaliaram a proteção contra raios UVA, mas levanto aqui a hipótese de que a proteção é baixa também.

Eu adoro os óleos vegetais, mas com a função de regenerador, reparador, cicatrizante, emoliente, mas não como filtro solar, aliás eles podem até estar presentes nas formulações de protetor solar, desde que associados com filtros de verdade, sejam eles químicos ou minerais.

Abraços, se cuidem, dirija com cuidado e aproveitem o feriadão!

Lucas Portilho


Ácsová A, Hojerová J, Janotková L, Bendová H, Jedlicková L, Hamranová V, Martiniaková S. The real UVB photoprotective efficacy of vegetable oils: in vitro and in vivo studies. Photochem Photobiol Sci. 2021 Jan;20(1):139-151. doi: 10.1007/s43630-020-00009-3. Epub 2021 Jan 19. PMID: 33721242.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade