Óleos Vegetais de Semente de Girassol ou de Amêndoa em Bebês Prematuros

Estudos Científicos
08/dez/2021

Melhora a Hidratação do Estrato Córneo e Reduz os Escores de Condições de Pele Neonatal


Pele de Bebês Prematuros

Benefícios do Uso de Óleos Vegetais

 

A pele de recém-nascidos prematuros (aqueles nascidos com idade gestacional <37 semanas) é muito delicada e a qualidade da pele varia dramaticamente com a idade gestacional no nascimento. Os cuidados com a pele para essa população são muito importantes porque os bebês prematuros não possuem uma barreira cutânea totalmente desenvolvida, o que pode levar a infecções.

Uma vez que a maturidade fisiológica do estrato córneo é atingida durante o terceiro trimestre, os recém-nascidos prematuros são propensos a desequilíbrio na hidratação do


Mesmo a rotina de cuidados, como trocar de roupa e dar banho, pode provocar irritação devido ao comprometimento da função de barreira da pele.estrato córneo.


 

Óleos Vegetais

Em países em desenvolvimento, onde a massagem com óleo para bebês e crianças é tradicional, óleos naturais aplicados topicamente, como óleo de semente de girassol, óleo de coco e óleo de amêndoa demonstraram ser benéficos para prevenir o desenvolvimento de algumas doenças de pele.



Estudo Comprova

Óleos Vegetais Melhoram a Hidratação da Pele de Bebês Prematuros

 

Esse estudo randomizado e controlado avaliou os efeitos do óleo de semente de girassol e o óleo de amêndoa na hidratação do estrato córneo e escores de condição da pele neonatal de bebês prematuros (CAGLAR; YILDIZ; BAKOGLU; SALIHOGLU, 2020).


Resultados:

ü  Quando a hidratação média do estrato córneo foi comparada, os bebês dos grupos 1 e 2 tiveram melhor hidratação do que aqueles do grupo controle;

ü  O Neonatal Skin Condition Scores (NSCSs) foi significativamente maior no grupo controle comparado aos grupos intervenção, mas não houve diferença entre os grupos 1 e 2.


Conclusão:

Os óleos de semente de girassol e de amêndoa não promovem efeitos prejudiciais na pele e seu uso pode melhorar a hidratação do estrato córneo. Esses óleos podem ser usados por profissionais para hidratar a pele de bebês prematuros.


Referências

CAGLAR, S.; YILDIZ, G. K.; BAKOGLU, I.; SALIHOGLU, O. The Effect of Sunflower Seed and Almond Oil on Preterm Infant Skin: A Randomized Controlled Trial. Adv Skin Wound Care, 33, n. 8, p. 1-6, Aug 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp