Oxibutinina como Alternativa no Gerenciamento da Hiperidrose

Estudos Científicos
25/out/2022

Redução Significativa dos Escores que Medem a Atividade da Doença


Oxibutinina na Hiperidrose

Alternativa com Bons Resultados no Controle dessa Doença

 

A hiperidrose é um distúrbio de sudorese excessiva que afeta, de modo significativo, a qualidade de vida dos pacientes e interfere nos aspectos sociais, emocionais e profissionais, além das atividades de lazer. As taxas estimadas de prevalência variam de 1 a 3% na população em geral, e as publicações recentes revelam predominância no gênero feminino.  A causa da hiperidrose primária não é totalmente conhecida e foi atribuída ao aumento da estimulação colinérgica, uma vez que estudos não mostram hipertrofia ou hiperplasia das glândulas sudoríparas. Além disso, a doença pode ter uma base hereditária.


Opções de Tratamento

As opções para tratamento da hiperidrose variam de terapia tópica a cirurgia, e a simpatectomia torácica vídeo-assistida (VATS) é, atualmente, considerada o método mais eficaz, seguro e minimamente invasivo; entretanto, está associada a uma importante complicação: hiperidrose compensatória.

 

Oxibutinina

A oxibutinina é um fármaco anticolinérgico, cada vez mais usado como uma alternativa à simpatectomia, e com bons resultados se tornou a opção inicial de tratamento.


Estudo Comprova:

Uso da Oxibutinina como Auxiliar no Controle da Hiperidrose

 

Esse estudo conduzido por Almeida et al. (2020) teve como objetivo avaliar a efetividade da oxibutinina oral na hiperidrose. Assim, 30 pacientes com hiperidrose primária e escores do Hyperhidrosis Disease Severity Scale (HDSS) com pontuação mínima de 2 foram selecionados para participarem desse estudo. A maior parte dos pacientes eram mulheres e a média de idade era de 40 anos e 17 pacientes relataram histórico familiar de hiperidrose.


O mais comum tipo de hiperidrose foi a axilar (50%), seguida da palmo plantar (26,7%), craniofacial (36,7%) e do tronco (16,7%). A duração média do tratamento foi de 2,4 anos. Todos os pacientes usaram a oxibutinina por no mínimo um ano


Resultados:

Ø  Após as avaliações houve melhora significativa na pontuação dos escores do HDSS nos pacientes com diferentes tipos de hiperidrose (p<0,001);

Ø  66,7% dos pacientes apresentaram melhora de dois graus nos escores do HDSS (excelente resposta);

Ø  A média dos escores iniciais do HDSS foi de 3,87 e no final do período de avaliação foi de 1,93;

Ø  Os efeitos adversos mais frequentes foram: boca seca (76%), palpitação (26%), olhos secos (23%) e retenção urinária (23%).

 

Conclusão:

Esse estudo sugere que a oxibutinina é efetiva e segura no tratamento da hiperidrose, com efeitos colaterais leves e com significativa melhora dos escores do HDSS.


Referência:

Almeida, A. R. T., Ferrari, F., Restrepo, M. V. S., & Rocha, V. B. (2020). Oxybutynin in primary hyperhidrosis: a long-term real-life study. Dermatologic Therapy.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp