Peptídeos de Colágeno e Hidratação da Pele

Estudos Científicos
30/nov/2023

Diminui a Perda de Água Transepidermal e Aumenta o Fator Natural de Hidratação


Suplementação de Colágeno e Envelhecimento Cutâneo

Melhora os Parâmetros Cutâneos e a Hidratação

 

A integridade estrutural da derme é vital para a função normal e aparência jovem da pele, pois esta camada fornece suporte estrutural para a epiderme, vascularização e anexos cutâneos.


Envelhecimento Cutâneo

Os principais fatores envolvidos nas alterações decorrentes do envelhecimento incluem redução da taxa de renovação dos fibroblastos com consequente decréscimo da quantidade de colágeno produzido por estas células. Como resultado, é observado um desequilíbrio estrutural, que leva a um desarranjo e fragmentação das fibras de colágeno na derme, que acaba sendo externalizado através do surgimento de rugas e flacidez.

 

Suplementação de Colágeno e Envelhecimento Cutâneo

Os peptídeos de colágeno também demonstraram efeitos benéficos na elasticidade da pele, como redução de rugas ou aumento da deposição de colágeno na derme, conforme evidenciado em estudos. Evidências mostraram que a ingestão de peptídeos de colágeno possui propriedades quimiotáticas para fibroblastos cutâneos, levando à migração e proliferação de fibroblastos murinos. Os fibroblastos ativados pelos peptídeos de colágeno produzem colágeno, ácido hialurônico e elastina.


 

Estudo Comprova

Esse estudo conduzido por Miyanaga et al. (2021) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de peptídeos de colágeno na melhora das condições cutâneas.


Resultados

Ø  A ingestão de peptídeos de colágeno aumenta o conteúdo do NMF no estrato córneo e na epiderme;

Ø  Também há uma diminuição da TEWL. Não foram observadas diferenças significativas na espessura e elasticidade da pele.

 

Conclusão

A melhora da hidratação da pele e do NMF no estrato córneo pode ser atribuída a suplementação com os peptídeos de colágeno.


Referências bibliográficas

MYANAGA, M. et al. Oral Supplementation of Collagen Peptides Improves Skin Hydration by Increasing the Natural Moisturizing Factor Content in the Stratum Corneum: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Trial. Skin Pharmacol Physiol. 2021;34(3):115-127. doi: 10.1159/000513988. Epub 2021 Mar 26.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp