Picnogenol e Estresse Oxidativo Cutâneo

Estudos Científicos
23/nov/2023

Melhora os Processos Relacionados com a Hidratação Cutâneo, Hiperpigmentação e Elasticidade


Uso do Picnogenol no Envelhecimento Cutâneo

Apresenta Ação Antioxidante e Anti-Inflamatória

 

O picnogenol (Pinus pinaster) é originário da costa francesa, cujo extrato padronizado contém flavonoides bioativos hidrossolúveis com alta biodisponibilidade de proantocianidinas, catequinas, taxifolinas e ácidos fenólicos. Essas substâncias apresentam propriedades antioxidantes naturais.

 

Este fitoterápico é um potente antioxidante que combate o estresse oxidativo através do estímulo à produção de antioxidantes endógenos, supressão de radicais livres, capacidade de agir diretamente em espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, também reciclagem da vitamina C e regeneração da vitamina E.


Ação  Anti-Inflamatória

O picnogenol possui reconhecida atividade anti-inflamatória. Com relação à sua atividade anti-inflamatória, a inibição de citocinas inflamatórias é um de seus efeitos mais estudados, especialmente o TNF-a, responsável pela indução do aumento da atividade do fator de transcrição NF-?B. A redução de MMPs (metaloproteinase) e de outras citocinas inflamatórias, como a IL-1ß e a IL-6, assim como a inibição da atividade das enzimas COX-1, COX-2 e 5-LOX são descritas em alguns estudos.

 

Ação Antioxidante

Por outro lado, a atividade antioxidante, sua propriedade farmacológica mais evidente ocorre devido à estrutura polifenólica de seus componentes, capaz de suprimir o estresse oxidativo através do aumento da síntese intracelular de enzimas antioxidantes (como a glutationa peroxidase ou GPx), da diminuição da peroxidação lipídica verificada através da menor produção de substâncias reagentes ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), de menores níveis de óxido nítrico, peroxinitrito e radical superóxido e da regeneração das vitaminas C e E. O picnogenol possui também atividade neuroprotetora, antitrombogênica, colágeno estimulante e vasodilatora endotélio-dependente (aumenta a síntese de óxido nítrico).


Estudo Comprova:

Esse estudo conduzido por Zhao et al. (2021) teve como objetivo avaliar a eficácia antioxidante do Picnogenol (Pinus pinaster) nos parâmetros cutâneos de voluntários que realizavam trabalhos externos.


Resultados

Ø  Durante o período de intervenção, os participantes do estudo estavam constantemente expostos a diferentes níveis de material particulado (PM 2,5), umidade e temperatura;

Ø  A suplementação com picnogenol diminui a perda de água transepidermal (TEWL) mantendo assim a hidratação cutânea e reduziu a os processos de hiperpigmentação da pele;

Ø  O picnogenol melhorou a viscoelasticidade da pele, tais como, a elasticidade;

Ø  Todos esses benefícios não foram observados nos indivíduos suplementados com o placebo.



Conclusão

A suplementação de picnogenol apresentou benefícios significativos na pele de voluntários que realizavam trabalhos externos e estavam submetidos ao estresse ambiental.


Referências bibliográficas

ZHAO, H. et al. Oral Pycnogenol® Intake Benefits the Skin in Urban Chinese Outdoor Workers: A Randomized, Placebo-Controlled, Double-Blind, and Crossover Intervention Study. Skin Pharmacol Physiol. 2021;34(3):135-145. doi: 10.1159/000514323. Epub 2021 Mar 31.


 


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp