Picnogenol Melhora a Função Erétil em Indivíduos Diabéticos e Não-Diabéticos

Estudos Científicos
16/abr/2021

Entenda como o ativo atua no tratamento desse distúrbio comum em pacientes masculino


Picnogenol

Ação Anti-Inflamatória e Antioxidante Auxiliares em Homens com Disfunção Erétil

A disfunção erétil é caracterizada pela inabilidade de se alcançar ou manter uma completa ereção durante o ato sexual. Também já é de conhecimento que a disfunção erétil é mais comum em pacientes com diabetes tipo 2 associada a outros fatores da síndrome metabólica. A ereção peniana é um fenômeno neurovascular modulado por fatores psicológicos e hormonais, cujo resultado final é o relaxamento da musculatura lisa do pênis. A contração do corpo cavernoso e da musculatura vascular local é mediada por um estímulo a receptores a-adrenérgicos, limitando o fluxo sanguíneo local. A ereção é um resultado da liberação de NO (óxido nítrico) por diferentes vias, sendo que o NO é considerado o principal modulador bioquímico da ereção peniana. O NO ativa a síntese do GMPc, resultando em uma diminuição do influxo de cálcio e consequentemente no relaxamento muscular.

 

Picnogenol

É um pinheiro originário da costa francesa cujo extrato padronizado contém flavonoides bioativos hidrossolúveis com alta biodisponibilidade de proantocianidinas, catequinas, taxifolinas e ácidos fenólicos. Essas substâncias apresentam propriedades antioxidantes naturais.

 

Ação Anti-Inflamatória

O picnogenol possui reconhecida atividade anti-inflamatória e antioxidante. Com relação à sua atividade anti-inflamatória, a inibição de citocinas inflamatórias é um de seus efeitos mais estudados, especialmente o TNF-a, responsável pela indução do aumento da atividade do fator de transcrição NF-?B. A redução de MMPs (metaloproteinase) e de outras citocinas inflamatórias, como a IL-1ß e a IL-6, assim como a inibição da atividade das enzimas COX-1, COX-2 e 5-LOX são descritas em alguns estudos.

 

Ação Antioxidante

Por outro lado, a atividade antioxidante, sua propriedade farmacológica mais evidente devido à estrutura polifenólica de seus componentes, capaz de suprimir o estresse oxidativo através do aumento da síntese intracelular de enzimas antioxidantes (como a glutationa peroxidase ou GPx), da diminuição da peroxidação lipídica verificada através da menor produção de substâncias reagentes ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), de menores níveis de óxido nítrico, peroxinitrito e radical superóxido e da regeneração das vitaminas C e E. O picnogenol possui também atividade neuroprotetora, antitrombogênica, antimelanogênica, colágeno estimulante e vasodilatora endotélio-dependente (aumenta a síntese de óxido nítrico).


Estudo Comprova

A Suplementação com Picnogenol Melhora a Função Erétil em Indivíduos Diabéticos, Não-Diabéticos e Normaliza o Perfil Lipídico

O objetivo desse estudo conduzido por Trebaticky et al. (2019) foi avaliar os efeitos do picnogenol na função erétil e no perfil lipídico. 


Resultados:

ü  A suplementação de picnogenol melhorou a função erétil em indivíduos com diabetes tipo II em 45% quando comparado com os pacientes não diabéticos que apresentaram melhora de 22%;

ü  Os níveis de colesterol total, LDL-colesterol e glicose foram reduzidos nos pacientes tratados picnogenol e diabéticos;

ü  Os níveis de glicose não se alteraram nos indivíduos não diabéticos;

ü  O grupo placebo não apresentou alterações nos parâmetros avaliados.

 

Conclusão:

A suplementação com picnogenol promoveu melhora significativa na função erétil em pacientes com disfunção erétil e diabetes em 45%, nos pacientes não diabéticos em 22%, reduziu o colesterol total em 20%, o LDL-colesterol em 21% e a glicemia em 22%.


Referências

TREBATICKY, B. et al. Natural polyphenols improve erectile function and lipid profile in patients suffering from erectile dysfunction. Bratisl Lek Listy. 2019;120(12):941-944. 


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp