Pool de Probióticos em Pacientes com Psoríase

Estudos Científicos
08/out/2021

Diminui a Severidade da Doença e Aumenta o Tempo de Recaída


Efeitos da Microbiota Intestinal em Pacientes com Psoríase
Equilíbrio da Microbiota Pode Melhorar os Sintomas da Psoríase


A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, imunomediada, sistêmica e frequentemente debilitante, possui forte base genética, caracterizada por alterações complexas no crescimento e diferenciação epidérmica, bem como múltiplas anormalidades bioquímicas, e vasculares no sistema nervoso.

Atualmente, não existe cura para a psoríase. A estratégia do tratamento é minimizar a gravidade da lesão, melhorando a qualidade de vida do paciente.


Tipos de Psoríase

Em 75% dos casos a doença tem início antes dos 40 anos e, embora a incidência seja semelhante em ambos os sexos, as mulheres podem ser afetadas mais precocemente que os homens. 


Microbiota Intestinal e Psoríase

Nos últimos anos, estudos mais robustos confirmaram a associação entre microbiota intestinal e certos distúrbios, como cirrose, obesidade, diabetes, inflamação, desordens intestinais e distúrbios do sistema nervoso central. Outros estudos também encontraram uma associação entre microbiota intestinal e psoríase. Em pacientes com essa doença os pesquisadores notaram uma diminuição no gênero Bacteroides e aumento de Akkermansia spp. comparado com um grupo de pacientes saudáveis. 

Em geral, os Lactobacillus e as Bifidobactérias que habitam a microbiota intestinal produzem compostos funcionais. Esses micro-organismos agem como imunomoduladores, ativam células mononucleares e linfócitos. Inúmeras publicações avaliaram os efeitos de cepas de probióticos na doença de Crohn, uma patologia com maior incidência em pacientes com psoríase do que na população em geral. Partindo da premissa de imunomodulação dos probióticos vários estudos estão avaliando se a suplementação de probióticos pode ter um efeito positivo sobre a microbiota intestinal desses pacientes e se também pode ocorrer uma redução dos sintomas relacionados a psoríase.

Estudo Comprova:
Uso de Probióticos Reduzem a Severidade dos Sintomas da Psoríase

Estudo conduzido por Navarro-Lopez et al. (2019) teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança de um pool de probióticos na diminuição da severidade da psoríase

Resultados:

ØApós as 12 semanas de tratamento, 66,7% dos pacientes do grupo tratado com um pool de probióticos e 41,9% dos pacientes tratados com placebo mostraram redução no índice que mede a severidade e a área da psoríase (p<0,05);
ØUma diferença clinicamente relevante foi observada no índice de avaliação realizado pelos médicos: 48,9% no grupo probiótico em comparação com 30,2% no grupo placebo;
ØOs resultados de acompanhamento realizados até seis meses após o fim do tratamento mostraram um menor risco de recidiva após a ingestão da mistura probiótica.

Conclusão:

A análise da microbiota intestinal confirmou a eficácia da suplementação de probióticos na modulação da microbiota intestinal e na diminuição da severidade da psoríase.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp