Pool de Probióticos para o Tratamento da Constipação Intestinal

Estudos Científicos
23/nov/2021

Melhora a Função Intestinal e Qualidade de Vida das Pacientes


Suplementação de Probióticos em Mulheres Constipadas

Melhora a Microbiota Intestinal e Regula os Movimentos Intestinais

 

A constipação intestinal (CI) é um distúrbio gastrintestinal funcional caracterizado por defecação insatisfatória e com frequência apresenta dificuldade na eliminação das fezes. Esse problema afeta 14% da população mundial e é mais frequente em mulheres. Os diagnósticos usados ??na maioria dos casos são com base nos critérios de Roma III. Além disso, essa condição é importante, pois afeta a qualidade de vida (QV) de pacientes com essa condição clínica.

 

Três fatores que têm sido amplamente atribuídos à CI são:

 

Ø  Ingestão insuficiente de fibras e líquidos alimentares;

Ø  Estilo de vida sedentário. Poucos números de estudos também indicaram que a inatividade física contribui para o desenvolvimento constipação.

 

Curiosamente, as mulheres são mais suscetíveis à CI por causa do ciclo hormonal, gravidez, período pré-menopausa e estresse psicológico. Em particular, sabe-se que estudantes universitárias têm hábitos que afetam negativamente a composição microbiológica bacteriana, especialmente consumindo alimentos com baixo teor de fibras. A ingestão de fibras solúveis é fermentada no intestino e produz ácidos graxos de cadeia curta e outras substâncias que agem como fonte de energia para as células da mucosa intestinal e para microbiota intestinal.

 

Suplementação Probiótica e Constipação em Mulheres

Dessa forma, a nutrição das mulheres pode ser melhorada implementando a suplementação com variedades de probióticos. Estes modificam o microbioma intestinal e, através de seus metabólitos, como ácidos graxos de cadeia curta e ácido lático, podem estimular os receptores da mucosa intestinal ligados aos nervos entéricos ou vagais, ou aumentando concentração intraluminal de serotonina. Além disso, probióticos podem ser vantajosos para a função sensorial, estimulando o sistema imunológico através da produção de glutationa. Os probióticos também podem ser úteis na promoção da melhora da absorção de nutrientes e na manutenção da função intestinal normal.

 

A modulação da microbiota intestinal através da suplementação de probióticos tem sido sugerida como uma nova estratégia terapêutica para o tratamento da constipação, câncer, controle dos níveis de glicose e insulina, síndrome dos ovários policísticos, rinite alérgica, doenças articulares e também em distúrbios neurológicos.




Estudo Comprova:

Suplementação com um Pool de Probióticos Melhora a Qualidade de Vida e os Sintomas da Constipação em Mulheres Jovens

 

Estudo conduzido por Kommers et al. (2019) avaliou os efeitos da suplementação de probióticos em comparação com o placebo na qualidade de vida e função intestinal em mulheres universitárias com constipação intestinal.


Resultados:

 

Ø  Após o período de tratamento houve melhora na qualidade de vida (p<0,01) e satisfação (p<0,01) de acordo com os questionários do PAC-QoL no grupo tratado com o pool de probióticos em comparação com o placebo;

Ø  O tratamento com os probióticos acarretou em melhora dos sintomas associados com a constipação;

Ø  Não foram observados efeitos em relação à intensidade do exercício e à qualidade de vida dos participantes.

 

Conclusão:

A suplementação probiótica teve um impacto positivo na qualidade de vida e nos sintomas da constipação intestinal em mulheres universitárias constipadas.


Referências 

KOMMERS, M. et al. Effects of Probiotic Use on Quality of Life and Physical Activity in Constipated Female University Students: A Randomized, Double-Blind Placebo-Controlled Study. J Altern Complement Med. 2019 Dec;25(12):1163-1171.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp