POR QUE É TÃO DIFÍCIL ACERTAR NA CONTRATAÇÃO DO PROPAGANDISTA?

Gestão e Marketing
18/nov/2020

Hora de mudar isso!


Você já deve ter se feito essa pergunta várias vezes, não é?

Onde errei, por que não deu certo, por que ele preferiu trocar de farmácia ou ir para a indústria?

Muitas destas respostas estão numa questão simples: como você acompanhou o trabalho do seu propagandista?


Acompanhamento do trabalho

O propagandista precisa ser acompanhado e cobrado, desde o estudo exaustivo dos ativos que divulga, como na forma como faz a propaganda para os médicos, apresentação do material e organização dos roteiros semanais.

 

O que devo levar em conta na escolha do propagandista?

Nem sempre o candidato com maiores qualificações profissionais é o ideal para a sua farmácia.

Muitas vezes vêm com vícios de outras empresas que são difíceis de serem ultrapassados.

Escolha um candidato que tenha conexão com os valores da sua farmácia, que seja educado, organizado, goste de lidar com pessoas, de fazer amizades, de estudar e se atualizar.

Ele vai representar a sua farmácia dentro do consultório do médico. Suas atitudes e comportamento serão vistos e analisados pelo prescritor, sua secretária e os pacientes.

O propagandista precisa ser treinado e preparado para passar a imagem de confiança e credibilidade da sua farmácia e estas características não são natas, precisam ser treinadas diariamente e aperfeiçoadas.

 

Como Treinar o Propagandista

Em primeiro lugar ele precisa passar por um processo de integração, onde terá a oportunidade de conhecer todos os departamentos da farmácia, os colegas e quais tarefas eles executam diariamente. Isto fará com que ele entenda a importância de cada departamento no andamento da farmácia.

Precisa entender a rotina dos laboratórios para estar apto a responder qualquer objeção do médico em relação ao medicamento manipulado.

Depois da integração, precisa ser preparado para realizar a sua atividade diária.

 

Treinamento das rotinas do Propagandista

O propagandista precisa estar apto a organizar a sua agenda semanal, levando em conta os dias e horários de atendimento dos médicos.

Preparar o material de divulgação e amostras no dia anterior, para não ficar perdendo tempo na hora da visita médica.

Estudar todo o material de divulgação, esclarecer dúvidas, termos técnicos, indicação e posologia.

 

Como organizar o Roteiro de Visitas

Ao criar o Painel Médico, em uma planilha de Excel anote os dias e horários de atendimentos dos médicos.

Ter atenção aos médicos que estejam no mesmo prédio, mesma rua e bairros próximos. É de suma importância que isso seja levado em conta, para não perder tempo ao realizar deslocamentos desnecessários.

 

Perfil dos Médicos

Elaborar corretamente o perfil do médico e do seu consultório para a escolha do material de divulgação, para que este esteja direcionado para o público que ele atende.

Devemos levar em conta as preferências dos médicos e tratamentos que mais realiza, para não levar produtos que não sejam do seu interesse profissional.

O mais importante é que gere engajamento e levar o material adequado a este perfil para que o médico já inicie a prescrição.

 

Relacionamento com as Secretárias

Elas são a porta de entrada do consultório médico, sem um bom relacionamento, seu propagandista ficará horas esperando para ser atendido.

Ele precisa criar conexão com esta secretária, seja através da simpatia e educação, quanto em pequenos presentes que vão ajudá-la no dia-a-dia, como: canetas, blocos de próxima consulta, álcool em gel, creme para as mãos ou um vasinho de suculentas para alegrar a mesa dela.

 

Relacionamento com os Médicos

O médico precisa enxergar o seu propagandista como alguém que traz benefícios, informações atualizadas para a realização do seu trabalho.

Seja através do lançamento de ativos promissores, estudos científicos ou amostras para conhecer a eficácia dos produtos divulgados.

 

Colhendo Resultados

Pode ter certeza que ao acompanhar as atividades do seu propagandista, ele vai fazer de tudo para melhorar a performance, aprimorar e organizar sua rotina diária para obter os melhores resultados com retorno em prescrições.

Essas são as dicas principais para você aprimorar este acompanhamento!

Mais importante do que tudo é visitar os médicos com o seu propagandista. Vai demonstrar interesse da sua parte sobre o trabalho que ele está realizando. Para o médico, fortalecimento da parceria, porque você está preocupado com o trabalho que está sendo realizado em nome da sua farmácia.

 

Autor(a)

Cristiane Marques
Cristiane Marques
Gerente de Visitação Médica e Head do projeto IN Visit

Especialista em propaganda médica e treinamento de equipe de atendimento, Cristiane é formada em Relações Públicas, tendo cursado especialização em Cosmetologia Clínica e Dermocosméticos. Já visitou empresas em Paris e Mônaco para participar de cursos de como Meyer e Exymol, e construiu boa parte de sua carreira com cosmetologia dentro da área de dermocosméticos, perfumaria seletiva e estética profissional. Na AdaTina, foi gerente de Treinamentos em território nacional por 7 anos, e em 6 anos contemplou a gerência de todo departamento de propaganda médica da marca. São mais de 25 anos atuando na área cosmética, com passagens por grandes marcas do setor dentro e fora do Brasil. Atualmente, é detentora do projeto In Visit Consultoria em parceria à Consulfarma, onde atua como Gerente de Propaganda Médica.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp