Pregabalina e Duloxetina na Neuropatia

Estudos Científicos
28/fev/2023

Promovem Diminuição da Dor na Neuropatia Associada com o Câncer de Pulmão


Pregabalina e Duloxetina na Neuropatia Associada ao Câncer

Reduzem a Dor em Pacientes com Neoplasia Pulmonar após Três Meses de Tratamento

 

A dor neuropática é um sintoma comum de um grupo heterogêneo de doenças relacionada a lesões do sistema nervoso central (SNC) ou periférico, neuropatia diabética, neuralgia do trigêmeo, neuralgia pós-herpética e lesões na medula espinhal. Além disso, é muito comum em pacientes com câncer.


A dor neuropática foi definida pela Associação Internacional para o Estudo da Dor como uma dor iniciada ou causada por uma lesão ou disfunção primária no sistema nervoso. A neuropatia se manifesta como dor espontânea (por exemplo, sensações de queimação, pulsação ou choque elétrico) bem como dor provocada por estímulos que normalmente não são dolorosos (alodinia) ou que provocam uma resposta exagerada a um estimulo doloroso. 


A dor neuropática está relacionada com várias doenças (câncer ou diabetes) e frequentemente estão associadas com comorbidades (sono prejudicado, depressão e alterações de humor) todos esses fatores prejudicam a qualidade de vida dos pacientes.


Neuropatia e Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é bastante comum ao redor do mundo e os sintomas dolorosos são bastante comuns em pacientes com esse tipo de câncer. Os pacientes como esse tipo de neoplasia apresentam condições mais estressantes do que pessoas como outros tipos de neoplasias. Essa condição ocorre devido aos graves sintomas associados com o câncer de pulmão (fadiga, dor e depressão) que afetam a qualidade de vida desses indivíduos. A dor neuropática nesse caso ocorre devido a uma hiper excitabilidade neuronal que pode ser periférica, central ou uma combinação de ambas.

 

Duloxetina e Pregabalina

A pregabalina e a duloxetina são dois fármacos utilizados no gerenciamento da dor associada com a neuropatia. A Pregabalina se une à sub-unidade a2-d  dos canais de cálcio dependentes de voltagem. Esse fármaco reduz a entrada de cálcio nas terminações pré-sinápticas dos neurônios hiperexcitados. Dessa forma, reduz a liberação de neurotransmissores excitatórios (glutamato, sustância P e noradrenalina). Já a duloxetina age como um potente inibidor da recaptação neuronal de serotonina e norepinefrina e um fraco inibidor da receptação de dopamina.


Estudo Comprova

Gül et al. (2020) conduziram um estudo para comparar a eficácia da pregabalina e da duloxetina para o tratamento da dor neuropática em pacientes com câncer de pulmão. 


Resultados

- Quando comparado os escores do LANSS e do VAS antes do tratamento e após o primeiro e o terceiro mês de terapia com pregabalina e duloxetina, foi observado uma diminuição significativa dos escores em ambos os grupos tanto no primeiro como no terceiro mês (p<0,01);

- Os indivíduos tratados com duloxetina apresentaram resultados superiores na diminuição dos escores do LANSS quando comparado com a pregabalina. 

Conclusão

 A duloxetina e a pregabalina foram efetivas no tratamento da dor neuropática em pacientes com câncer de pulmão. Esse foi o primeiro estudo comparando a eficácia da duloxetina e pregabalina na dor neuropática em pacientes com câncer de pulmão.


Referências bibliográficas

GUL, SK. et al. Duloxetine and Pregabalin in Neuropathic Pain of Lung Cancer Patients. Brain Behav. 2020 Mar;10(3):e01527. doi: 10.1002/brb3.1527. Epub 2020 Jan 22.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp