Prepare-se em 3 passos para que sua empresa seja grande

Gestão e Marketing
30/mar/2021

Somente para donos de farmácias que querem que suas empresas sejam grandes


Você pensava em ter uma grande farmácia quando começou? Talvez não. E pode ser que sim. Agora, com o mercado magistral se desenvolvendo, é preciso ter uma postura de crescimento sob o risco de ser engolido pelo avanço inexorável daqueles que não se contentam com menos.

Então, bem-vindo ao clube dos que querem ter uma empresa dinâmica, com visão de futuro e em constante crescimento.

 

Mas, o que impede muitos de crescerem? Basicamente, são suas crenças limitantes.


E quais são algumas das crenças limitantes?

“O que me quebra são os impostos”; “não consigo uma equipe comprometida”; “trabalho como um louco, não tenho tempo para pensar”; “já fiz de tudo, não há mais o que fazer”, e por aí vai.

 

Pois bem, quais são as suas crenças limitantes? Consegue enumerá-las? Faça isso!

 

Vou te dar agora os 3 passos para ajudar você a livrar-se dessas crenças limitantes. O último é indispensável.

 

São os mesmo das grandes corporações que, quando não surgiram de uma fusão, começaram pequenas como você.

 

1.  seus fundadores tinham foco.

2.  definiram estratégias para o crescimento da empresa.

3.  estabeleceram uma metodologia de gestão.

 

Alguma novidade? Talvez você pense que não.

Agora vem o melhor. Como já disse, é um desafio para poucos. Está preparado?

 

Sobre suas crenças, o que limita seu crescimento?

Bill Gates disse que os negócios mudarão mais nos próximos 10 anos do que nos últimos 50 anos. O que você pensa sobre isso? Qual seu foco? Você está preparado ou se preparando para isso? Tem vontade e quer fazer mais? Você cria estratégias de acordo com a estrutura atual do mercado? Já pensou em como estará sua farmácia daqui há 10 anos se tudo continuar como agora? Será que há algo na sua gestão que pode ser melhorado?

Este é o primeiro passo: defina aonde quer chegar, trace um plano, tenha foco e persiga seu objetivo.

 

O segundo passo é trabalhar estrategicamente para o crescimento da empresa.

Eu vou adivinhar como é sua rotina: você chega bem cedo (quando não é o primeiro) e é o último a sair. Durante o dia, tem “mil” problemas para resolver com equipe, fornecedores, sistema que trava, área técnica, atendimento a clientes ‘chatos’ e importantes, finanças ... uau! É muito cansativo, puxado mesmo.


O que você tem feito para mudar tudo isso?

E se você tirasse uma hora ao dia para pensar apenas nas soluções, criar uma nova rotina e analisar sua farmácia do ponto de vista estratégico?

 

“Mas isso não acabará com meus problemas!”

 

Não, é verdade. Só que pensar estrategicamente fará você encontrar soluções para resolver os seus problemas atuais e dará um novo direcionamento ao negócio.

 

Por fim, é necessário ter uma metodologia de gestão.

Como você prioriza suas ações? A quais setores você deve dar mais atenção? Está preparando sua equipe para ter maturidade suficiente e assumir mais responsabilidades? Como planeja ampliar seu mercado, ou sua área de influência? Como você se diferencia da concorrência, ou seja, por que os clientes deveriam comprar na sua farmácia e não de outra? O que aconteceria se você perdesse dois ou três funcionários-chave da sua empresa? Você tem uma metodologia eficiente de recrutamento, seleção e contratação?

 

Percebeu que as crenças que impedem uma empresa de ser grande podem ser vencidas? E são simples.


“Puxa vida! São 3 passos, mas não é nada fácil! ”, você diria.

 

Eu disse acima que elas são simples, não que sejam fáceis. Estes passos são para os que estão comprometidos com o crescimento de sua farmácia.

Lembre-se, o tamanho de sua empresa será do tamanho que você quiser e os resultados também acompanharão isso. As empresas terão resultados medíocres, acima da média ou grandes, dependendo do foco, das estratégias e da metodologia de gestão que são aplicados.

 

Então, saia do lugar comum: aplique estes 3 passos para que sua farmácia seja grande.

Autor(a)

Daniel Moreira
Daniel Moreira
Administrador

Graduado em Administração de Empresas pela faculdade COC – convênio com FGV – e certificado como Business Coach pela ActionCOACH International. Iniciou suas atividades profissionais ainda jovem, em uma empresa familiar no ramo médico-hospitalar. Ganhou experiências nas áreas administrativas e financeira, vindo a ocupar o cargo de Gerente Administrativo Financeiro. Em abril de 2011 iniciou a Pitcher Coaching, com o objetivo de ajudar os empresários a melhorar seus resultados substancialmente e ajudar pessoas a extraírem o melhor de si. Também é certificado como Assessment Analyst pela TTI Success Insights, empresa internacional reconhecida que atua no estudo do comportamento humano. Coordena os projetos do Gestão Magistral em parceria com a Consulfarma.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp