Luz
Azul
Efeitos Nocivos na Pele
Que a exposição à radiação UVB leva a danos diretos no DNA e isso contribui para efeitos carcinogênicos é um fato bem estabelecido. Posteriormente, constatou-se também que a maiores comprimentos de onda da luz UVA também apresenta efeitos carcinogênicos indiretamente pela produção de fotosensibilizada de espécies reativas de oxigênio (EROs). Atualmente há indícios cada vez mais fortes de que a luz visível (principalmente a azul/violeta) pode ser igualmente danosa prejudicando a pele também via produção de EROs (Nakashima et al., 2017). Estudos mais recentes demonstram que o desenvolvimento da tecnologia de tela digital aumentou exponencialmente nas últimas décadas, e muitos dos dispositivos eletrônicos de hoje usam tecnologia de diodo emissor de luz (Light-Emitting Diode - LED), produzindo ondas de luz azul muito fortes o que também afetam as estruturas da pele (Avola et al., 2018).
Luz Azul Altera os Processos de Regulação das Aquaporinas
Um estudo in vitro conduzido por Avola et al. (2018) foi verificar alterações que ocorriam na expressão de aquaporinas após a exposição de queratinócitos à luz azul.
A exposição à luz azul produziu um aumento das espécies reativas de oxigênio (EROs), ativação do 8-hidroxi-2-deoxiguanosina (8-OHdG), alterações no antígeno nuclear de proliferação celular (PCNA) e reduziu a expressão de aquaporinas.
Os autores concluíram que um possível mecanismo de envelhecimento cutâneo associado à luz azul é redução da expressão das aquaporinas.
Hidroxitirosol Previne os Efeitos da Luz Azul na Pele
Outro estudo conduzido in vitro pelo mesmo auto (Avola et al. 2018) foi verificar as alterações que ocorriam na expressão das metaloproteinases de matriz após exposição à luz azul e também demonstrar se o hidroxitirosol revertia os danos causados pela luz azul.
No grupo de células radiadas pela luz azul houve maior expressão das metaloproteinases de matriz 1 (colagenase) e 12 (elastase), ativação 8-OHdG e do PCNA.
Na outra parte do estudo foi demonstrado que o hidroxitirosol tem a capacidade de prevenir os danos associados à luz azul devido a suas propriedades antioxidantes. O hidroxitirosol protege os queratinócitos e fibroblastos dos efeitos da luz azul.
AcquaBio e HidrOlive+
AcquaBio é um ativo rico em
polissacarídeos biologicamente ativos, as arabinogalactantas, capazes de
aumentar a produção de proteínas de envelope (involucrina e filagrina) e da
aquaporina-3.
INCI Name: Water (and) Glycerin (and) Anadenanthera colubrina Bark Extract
·
In vitro:
AcquaBio 0,5% e 1% aumentou a expressão gênica de AQP3 após 24h de tratamento;
· Ex vivo: AcquaBio 1% durante 48 horas em pele humana aumentou a quantidade de AQP3.
Aumento da Expressão de
Filagrina e Involucrina
De acordo com este estudo, AcquaBio foi capaz de aumentar os níveis de filagrina e involucrina, sugerindo sua capacidade de promover a coesão do estrato córneo.
HydrOlive+ é um extrato líquido natural da oliva de origem mediterrânica, composto por um alto teor de substâncias antioxidantes. HydrOlive+ é padronizado em 20% de hidroxitirosol, tirosol e outros polifenóis. Esta combinação produz efeitos sinérgicos, resultando em elevadas propriedades antioxidantes. HydrOlive+ é um potente clareador, é livre de conservantes e proporciona maior proteção e efeito calmante em comparação com a vitamina E e coenzima Q10 contra as alterações da pele e eritemas provocados pela exposição à radiação UV.
INCI Name: Olea Europaea (Olive) Fruit Extract, Glycerin, Water
Estudo 2 – HidrOlive+ Estimula a Síntese de Colágeno Tipo I
Nesse estudo, foi avaliada a capacidade de HidrOlive+ em estimular a síntese de colágeno tipo I por fibroblastos dérmicos humanos.
Resultados: HidrOlive+ a 0,004% induziu um grande estímulo (215%) da expressão de colágeno tipo I.
Referências Bibliográficas
AVOLA, R. et al. Blue Light Induces Down-Regulation of Aquaporin 1, 3, and 9 in Human Keratinocytes. Cells. 2018 Nov 3;7(11). pii: E197.
NAKASHIMA, Y. et al. Blue light-induced oxidative stress in live skin.Free RadicBiol Med. 2017 Jul;108:300-310.
PALOMBO, P.; FRABRIZI, G.; RUOCCO, V.; RUOCCO, E.; FLUHR, F.; ROBERTS, R.; MORGANTI, P. Beneficial Long-Term Effects of Combined Oral/Topical Antioxidant Treatment with the Carotenoids Lutein and Zeaxanthin on Human Skin: A Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Skin PharmacolPhysiol, 20 (2007) 199–210.
Cobiosa, Espanha.
Chemyunion. Brasil.
Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!