Probióticos Aumentam o Apetite em Pacientes com Depressão

Estudos Científicos
03/ago/2022

Aumentam a Ingestão Calórica e Leptina em Pacientes com Transtorno Depressivo Maior

Transtorno Depressivo Maior

Papel da Microbiota

 

 As desordens de apetite e problemas de peso são comuns no Transtorno Depressivo Maior (TDM). Embora o apetite diminua na depressão melancólica, ele aumenta na depressão atípica. 


Mecanismos Envolvidos nos Efeitos da Microbiota

 

 1.    Algumas bactérias são capazes de sintetizar diretamente os neurotransmissores que estão relacionados ao humor (serotonina, gama-aminobutírico, histamina, noradrenalina e adrenalina) ou aumentar indiretamente os precursores desses neurotransmissores;

2.    A microbiota equilibrada previne a ativação do sistema imune e produção de citocinas pela manutenção da barreira epitelial. Esse é um mecanismo importante, uma vez que a depressão é associada com a resposta inflamatória crônica de baixo-grau e as citocinas inflamatórias alteram o metabolismo dos neurotransmissores;

3.    O desequilíbrio na microbiota leva à hiperatividade do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HHA) indiretamente, como resultado das citocinas inflamatórias e comprometimento do metabolismo da serotonina. A desregulação do eixo HHA tem sido associada à patogênese do TDM.


 

Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Probióticos Aumentam o Apetite em Pacientes com TDM

 

O objetivo desse estudo randomizado, duplo-cego e controlado foi avaliar os efeitos da suplementação probiótica e prebiótica no apetite, em paralelo com Índice de Massa Corporal (IMC), peso e ingestão calórica em pacientes com Transtorno Depressivo Maior (TDM) (KAZEMI; NOORBALA; DJAFARIAN, 2020).


Resultados:


ü  Os dados da Escala Visual Analógica (VAS) mostraram aumento significativo ao longo do tempo para o desejo de comer no grupo 1;

ü  Nenhuma diferença significativa no IMC ou peso foi vista entre os grupos;

ü  A ingestão calórica e leptina aumentaram significativamente no grupo probiótico comparado ao grupo prebiótico.


Conclusão:

 De forma geral, a suplementação probiótica em indivíduos com TDM resultou em melhora do apetite.


Referência:

KAZEMI, A.; NOORBALA, A. A.; DJAFARIAN, K. Effect of probiotic and prebiotic versus placebo on appetite in patients with major depressive disorder: post hoc analysis of a randomised clinical trial. J Hum Nutr Diet, 33, n. 1, p. 56-65, Feb 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade