Profilaxia da Migrânea com Picnogenol

Estudos Científicos
27/out/2022

Reduz a Dor, Severidade e Número dos Sintomas da Migrânea e Estresse Oxidativo


Picnogenol

Efeitos Benéficos no Gerenciamento da Migrânea

 

A migrânea pode ser definida como uma desordem neurovascular cerebral, complexa e multifatorial, caracterizada pelo comprometimento no processamento da informação no cérebro, bem como dor hemicraniana unilateral recorrente que ocorre nos ataques.

 

Estresse Oxidativo

O estresse oxidativo é um dos fatores que levam ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e neuroinflamatórias do sistema nervoso central. Além disso, diversos estudos também apresentaram parâmetros de estresse oxidativo em pacientes com migrânea (GOSCHORSKA; GUTOWSKA; BARANOWSKA-BOSIACKA; BARCZAK et al., 2020).

 

Picnogenol

O extrato de Pinus pinaster (picnogenol) contém flavonoides, como procianidinas, oligômeros da catequina e da epicatequina e seus ésteres com ácido gálico. Estudos têm reportado que a suplementação com picnogenol age como potente antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo. Outra propriedade importante desta substância é a sua capacidade anti-inflamatória.


O picnogenol possui também atividade neuroprotetora, antitrombogênica, antimelanogênica, colágeno estimulante e vasodilatadora endotélio-dependente, entre outros efeitos avaliados.




Estudo Comprova

Picnogenol é Eficaz na Profilaxia da Migrânea Moderada

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do picnogenol nos ataques de migrânea e no estresse oxidativo em indivíduos com migrânea e dores de cabeça moderadas (CESARONE; DUGALL; HU; BELCARO et al., 2020).


Resultados:

ü  A segurança do topiramato foi considerada muito boa;

ü  O número de ataques de enxaqueca foi significativamente reduzido durante o período de observação com o picnogenol em comparação ao gerenciamento padrão;

ü  A suplementação de picnogenol foi mais eficaz na redução do uso de medicamentos de resgaste, incluindo analgésicos, em comparação ao gerenciamento padrão;

ü  O escore de dor, incapacidade de trabalho e uso de medicações de resgate foram menores com topiramato do que no grupo 1. No entanto, os efeitos adversos do topiramato incluíram parestesia, fadiga, tontura e náusea, mesmo em doses baixas, com manejo complicado. Cerca de 50% desses efeitos colaterais requerem uma forma adicional de tratamento, incluindo medicamentos;

ü  Todos os indivíduos apresentaram alto estresse oxidativo na linha de base. Após 8 semanas, o nível de radicais livres no plasma foi reduzido significativamente com picnogenol, mas não nos grupos 1 ou 3.

 

Conclusão:

O picnogenol usado como profilático reduziu a dor, o número e severidade dos sintomas na migrânea moderada em paralelo com a redução do estresse oxidativo.


Referência:

CESARONE, M. R.; DUGALL, M.; HU, S.; BELCARO, G. et al. Episodic primary migraine headache: supplementary prophylaxis with Pycnogenol® prevents attacks and controls oxidative stress. Panminerva Med, 62, n. 2, p. 102-108, Jun 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp