Pulsoterapia Combinada de Metotrexato e Betametasona na Alopecia Areata

Estudos Científicos
04/dez/2023

Demonstrou Eficácia na Severidade da Alopecia Areata


Alopecia Areata

Características e Tratamento

 

A alopecia areata (AA) é um distúrbio crônico dos folículos pilosos e das unhas, de etiologia desconhecida, provavelmente multifatorial com evidentes componentes autoimunes e genéticos. Determina queda dos cabelos e/ou pelos, por interrupção de sua síntese, sem que ocorra destruição ou atrofia dos folículos, motivo pelo qual pode ser reversível.

 

Aspectos Epidemiológicos

Os dados estatísticos registrados pela literatura são variáveis. Esta patologia pode iniciar-se em qualquer idade, havendo um pico de incidência entre os 20 e os 50 anos, sendo que 60% dos doentes apresentam o primeiro episódio da doença antes dos 20 anos.

 

Aspectos Clínicos

Em geral, os doentes relatam perda importante de cabelos e presença abrupta de área ou áreas alopécicas. A lesão característica da AA é uma placa alopécica lisa com coloração da pele normal atingindo o couro cabeludo ou qualquer área pilosa do corpo. Nas fases agudas as lesões podem ser levemente eritematosas e edematosas, e surgem na periferia das placas os pelos peládicos ou pelos em ponto de exclamação, que se apresentam afilados e menos pigmentados no ponto de emergência do couro cabeludo e com espessura maior na extremidade distal.

 

Tratamento

Diferentes métodos de tratamento são usados ??para este transtorno. Os pacientes com AA podem ser tratados com injeções locais de corticosteroides ou esteroides sistêmicos, ou imunomoduladores, como ciclosporina ou azatioprina.

 

Alguns pacientes apresentam cursos recorrentes ou uma forma refratária da doença. O metotrexato (MTX), um imunossupressor antagonista do ácido fólico, é frequentemente usado por dermatologistas para tratamento da alopecia areata e outras desordens crônicas.

 

O MTX é um tratamento eficaz para AA grave e cabelos crescidos quando usado em combinação com doses baixas a moderadas de corticosteroides.


 

Estudo Comprova

O objetivo desse estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e de grupo paralelo conduzido por Asilian et al., (2021) foi comparar a pulsoterapia oral com betametasona, a terapia com metotrexato e uma combinação das duas em pacientes com Alopecia Areata (AA).


Resultados

ü  Todos os grupos apresentaram melhorias no SALT, VAS e escores fotográficos três meses após o início do tratamento (P < 0,001);

ü  A terapia com betametasona (P = 0,006) e a terapia combinada (P < 0,001) proporcionaram maior melhora do SALT do que o metotrexato;

ü  A terapia combinada levou a uma maior melhora no VAS e achados fotográficos em comparação com os outros dois grupos (P < 0,05).


Conclusão

Esteroide de pulso oral, metotrexato e terapia combinada foram todos eficazes para AA. No entanto, a pulsoterapia com esteroides e a terapia combinada foram mais eficazes quando comparado ao metotrexato sozinho.



Referências bibliográficas

ASILIAN, A. et al. Oral Pulse Betamethasone, Methotrexate, and Combination Therapy to Treat Severe Alopecia Areata: A Randomized, Double-blind, Placebo-controlled, Clinical Trial Iran J Pharm Res. Winter 2021;20(1):267-273. doi: 10.22037/ijpr.2020.113868.14536. 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp