Revisão Sobre os Tratamentos para Alopecia Androgenética

Estudos Científicos
14/out/2021

Opções Isoladas e Combinações com Procedimentos com Eficácia Clínica na Queda de Cabelo


Alopecia Androgenética
Terapias Eficazes no Gerenciamento da Queda de Cabelo


A alopecia androgenética (AGA) é um distúrbio comum de perda de cabelo que afeta até 50% dos homens aos 50 anos. Dada a natureza progressiva da condição, quase todos os tratamentos exigem conformidade ao longo da vida para melhoria contínua. Dessa forma, pesquisadores buscam tratamentos eficazes para a calvície capilar. 


Terapias Associadas

Minoxidil + Laserterapia:

®  A terapia a laser de baixo nível (LLLT) emite luz colimada, coerente e monocromática. A coerência mantém a energia concentrada e o feixe estreito para que possa penetrar profundamente no couro cabeludo até a profundidade dos folículos capilares.

®  Evidências indicam que a LLLT atua nas mitocôndrias, resultando em aumento nos níveis de espécies reativas de oxigênio (ERO), na produção de adenosina trifosfato e na indução de fatores de transcrição, que por sua vez resultam na ativação gênica e produção de proteínas úteis para a célula.

®  Um estudo randomizado, controlado e avaliador-cego avaliou a eficácia do laser fracionário de vidro érbio 1550nm em combinação com minoxidil tópico a 5% versus minoxidil apenas. A combinação providenciou resultados significativamente superiores em termos de densidade dos fios, diâmetro e avaliação fotográfica global. 


Minoxidil + Microagulhamento:

® As microlesões criadas pelo microagulhamento aumentam a permeabilidade da pele, melhorando a distribuição dos agentes de crescimento capilar nas áreas-alvo.

® Em um estudo randomizado de 12 semanas, controlado e avaliador-cego, envolvendo 100 homens com AGA, os pesquisadores avaliaram o microagulhamento semanal em conjunto com o minoxidil tópico a 5% duas vezes ao dia comparado à terapia isolada com minoxidil. Foi observada uma contagem mais alta de fios no grupo que associou o microagulhamento ao minoxidil comparado a apenas minoxidil.



Terapias Isoladas
Eficácia de Algumas Opções na Alopecia Androgenética


Serenoa repens:

® O extrato de Serenoa repens resulta em inibição competitiva não seletiva da 5-alfa-redutase tipos I e II e menor captação de DHT pelo folículo piloso. 

® Também possui a função adicional de ativação do receptor de estrogênio, que ajuda na manutenção da fase anágena e normalização da fase catágena. 

® Um estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado contou com 10 homens com Alopecia Androgenética que receberam Serenoa repens. Houve resposta altamente positiva ao tratamento.

® Um estudo aberto comparou a eficácia da finasterida com Serenoa repens 320 mg. Os resultados demonstraram que 38% dos pacientes que receberam Serenoa repens apresentaram aumento no crescimento do cabelo vs. 68% do grupo finasterida.


Cetirizina: 
® Verificou-se que a cetirizina diminui a produção de PGD2.
® Um estudo piloto com 85 pacientes com AGA avaliou a eficácia de cetirizina tópica a 1% aplicada diariamente por 6 meses. Um aumento significativo foi observado na densidade total e terminal dos fios.

Dutasterida:
® Dutasterida 0,5 mg pode diminuir os níveis séricos de DHT em 90%;
® Um estudo controlado e randomizado que comparou a dutasterida à finasterida e ao placebo em homens com AGA constatou que a dutasterida aumentou significativamente a contagem de fios e o crescimento do cabelo em comparação com a finasterida e o placebo (YORK; MEAH; BHOYRUL; SINCLAIR, 2020).

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp