Sabonetes Faciais: Qual o PH ideal?

Bom Dia Ciência
16/jan/2023


Bom dia meus Amigos! Lavamos nossa pele praticamente todos os dias e utilizamos produtos desengordurantes que contém surfactantes (sistemas detergentes) que possuem valores bem variados de pH. Na minha vida de formulador já fiz sistemas de limpeza com pH que variam de 2,7 até 7,5.


No entanto, devemos considerar que além do pH, os produtos que limpam nossa pele são formulados com diferentes matérias-primas detergentes e cada uma delas pode atuar de forma diferente, até danificando nossa camada córnea. E esse dano não depende do pH do produto, mas sim da composição. Imagine um produto de limpeza que tem pH 4,5, ou seja, compatível com nossa pele, mas ao mesmo tempo tem uma alta concentração de surfactantes agressivos. Isso certamente acarretará um dano na função barreira, levando a maior perda de água e consequente desidratação.

- Vejam os conceitos abaixo:

· Ponto isoelétrico da superfície da pele = pH4,0 – cargas igualadas

· Acima do ponto isoelétrico = mais carga negativa (-)

· Abaixo do ponto isoelétrico = mais carga positiva (+)

· Sistemas de limpeza com pH perto da neutralidade contribuirão para um ponto isoelétrico mais alto com mais cargas negativas, deixando pouca interação entre as cargas do surfactante aniônico se ligarem.

· Mas se o ponto isoelétrico é menor teremos mais carga positiva e maior interação entre o surfactante aniônico.

- Portanto, quanto menor o pH do produto de limpeza, maior a carga positiva na camada córnea e maior será a interação entre o surfactante aniônico e a pele, levando a uma maior interação, penetração dos surfactantes, maior remoção de lipídeos e consequente maior desidratação.

- Quando forem escolher produtos de limpeza, levem em consideração a carga do surfactante, a concentração dos mesmos e o pH final da formulação, que não precisa necessariamente ser compatível com a pele saudável.


Abraços

Lucas Portilho


Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp