Suplementação de Alho em Pó na Esteatose Hepática

Estudos Científicos
04/fev/2022

Melhora Significativamente os Parâmetros Hepáticos e Perfil Lipídico


DHGNA

Benefícios da Suplementação de Alho

 

A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) é a doença hepática crônica mais comum no mundo e inclui desde a esteatose até a Esteato-Hepatite Não Alcoólica (NASH).


Suplementação de Alho

O alho é conhecido como uma planta terapêutica em várias culturas, através da história. Os compostos bioativos do alho, incluindo alicina, S-alilcisteína (SAC), ajoeno, dissulfeto de dialil, sulfóxido de SAC e sulfóxido de S-metilcisteína são os responsáveis pelas suas propriedades terapêuticas.


®   Estudos clínicos experimentais demonstraram os efeitos benéficos do alho na resistência à insulina e obesidade, que estão associados à patogênese da DHGNA e, como resultado, podem melhorar a DHGNA;

®  Recentemente, os efeitos benéficos do alho no fígado gorduroso e enzimas hepáticas, como alanina aminotransferase e gama glutamil transferase (GGT), foram sugeridos.




Estudo Comprova

Suplementação de Alho Melhora os Parâmetros Hepáticos na DHGNA

 

O objetivo desse estudo foi investigar a eficácia da suplementação de alho em pacientes com DHGNA (SANGOUNI; MOHAMMAD HOSSEINI AZAR; ALIZADEH, 2020).



Resultados:

ü  Ao final do estudo, a esteatose hepática reduziu significativamente no grupo 1 comparado ao grupo 2;

ü    Além disso, uma diminuição significativa foi observada no grupo 1 comparado ao grupo 2 na concentração sérica de alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), gama glutamil transferase (GGT), bem como o colesterol total, triglicerídeos, lipoproteína de alta densidade e lipoproteína de baixa densidade;

ü Nenhuma diferença significativa foi observada entre os dois grupos nas concentrações séricas de fosfatase alcalina.


Conclusão:

Os pesquisadores concluíram que a suplementação com alho em pó melhorou os parâmetros hepáticos e perfil lipídico em pacientes com DHGNA.


Referência:

SANGOUNI, A. A.; MOHAMMAD HOSSEINI AZAR, M. R.; ALIZADEH, M. Effect of garlic powder supplementation on hepatic steatosis, liver enzymes, and lipid profile in patients with non-alcoholic fatty liver disease: A double-blind randomized controlled clinical trial. Br J Nutr, p. 1-18, Apr 21 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp