Suplementação de Gengibre em Gestantes

Estudos Científicos
19/abr/2024

Contribui para o Tratamento de Náuseas e Vômitos Durante a Gravidez


Náuseas e Vômitos Durante a Gravidez

Suplementação Adjuvante de Gengibre

 

Náuseas e vômitos (NV) durante a gravidez (NVP) é uma condição comum, podendo ser considerada uma das complicações mais relevantes durante a gestação. A NV afeta até 85% das mulheres no ambiente familiar, social e profissional. As grávidas sofrem com esses problemas principalmente no primeiro trimestre, de 6 a 12 semanas. Além disso, mais de 20% dos casos persistem até a vigésima semana.


A hiperêmese gravídica (HG), uma condição grave de NVP, com índice de morbidade em cerca de 1,1% em todo o mundo, o que resulta em uma série de complicações, como por exemplo: desnutrição, desidratação, distúrbios eletrolíticos e perda excessiva de peso.

 A fisiopatologia da NVP/HG está associada a fatores biológicos, fisiológicos, psicológicos e socioculturais, mas, ainda assim, sua etiologia é desconhecida. Fatores genéticos aumentam o risco de incidência de NVP e fatores endócrinos também contribuem.

 

Tratamento

Diversas intervenções médicas são usuais para a cura da NVP, de acordo com sua gravidade. Além disso, outras alternativas também podem ser eficazes, como acupressão, hipnoterapia, aromaterapia e suplementos dietéticos, incluindo gengibre, vitamina B6 e B12. Nos últimos anos, tem havido uma tentativa crescente de usar produtos naturais e funcionais como alternativas aos tratamentos convencionais da medicina química, que muitas vezes são mais aceitáveis pelos pacientes.

 

Gengibre

O gengibre tem sido tradicional e popularmente usado como remédio para queixas gastrointestinais. É também recomendado como um suplemento adjuvante viável para NVP, bem como NV induzido por quimioterapia em pacientes com câncer. Os relatórios mostraram que o gengibre pode reduzir a gravidade da NVP em comparação com placebo e vitamina B6.

 

Estudo Comprova

Gengibre Alivia os Sintomas Gerais da NVP

 

Hu Y. et al. (2022) conduziram uma meta-análise com o objetivo de explorar o efeito do gengibre no tratamento de náuseas e vômitos durante a gravidez (NVP) em comparação com placebo e vitamina B6. Para isso, ensaios clínicos randomizados sobre a associação com gengibre, náuseas e vômitos relacionados à gravidez foram selecionados e concluiram que o gengibre pode ser uma alternativa que, quando comparada ao placebo, e eficaz que a vitamina B6 no tratamento da NVP.


Referências bibliográficas

Hu Y, Amoah AN, Zhang H, et al. Effect of ginger in the treatment of nausea and vomiting compared with vitamin B6 and placebo during pregnancy: a meta-analysis. J Matern Fetal Neonatal Med. 2022;35(1):187-196. doi:10.1080/14767058.2020.1712714


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp