Suplementação de Glutamina na Síndrome do Intestino Irritável

Estudos Científicos
09/abr/2021

Conheça mais uma ação benéfica da glutamina para o organismo neste estudo


Síndrome do Intestino Irritável

Características e Tratamento

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio gastrointestinal, caracterizada pela motilidade desordenada ou sensibilidade intestinal, que pode ser devido a uma variedade de fatores, como estresse, intolerância alimentar, entre outros.


Sintomas:

Dor ou desconforto abdominal;

Inchaço;

Náusea;

Vômito;

Saciedade precoce;

Constipação;

Diarreia.


Tratamento

Atualmente, não há cura e as terapias farmacológicas para esse distúrbio são limitados. O tratamento inicial consiste no estilo de vida, terapia dietética e na adição de vários agentes que visam reduzir a diarreia e a dor abdominal.

A glutamina, um aminoácido essencial em humanos, é uma importante fonte de energia para a rápida divisão das células epiteliais do trato gastrointestinal. 

Além disso, a suplementação da dieta com glutamina pode restaurar a permeabilidade intestinal normal e, assim, diminuir a translocação de bactérias e toxinas após lesão intestinal.


Estudo Comprova

Glutamina Melhora os Scores da Síndrome do Intestino Irritável Pós-infecciosa

Um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo foi conduzido por Zhou et al., (2019) com o objetivo de avaliar a eficácia e a segurança da terapia oral de glutamina em pacientes que desenvolveram síndrome do intestino irritável com diarreia com aumento da permeabilidade intestinal após uma infecção entérica.


Resultados:

ü  O endpoint primário ocorreu em 43 paciente (79,6%) no grupo glutamina e em 3 pacientes (5,8%) no grupo placebo, representando uma diferença de 14 vezes a mais.

ü A glutamina também diminuiu o escore médio da IBS-SS em uma extensão significativamente maior do que o placebo.

ü  Além disso, a suplementação também reduziu todas as médias de endpoint secundário: escore IBS-SS em 8 semanas (301 vs 181, p <0,0001), frequência de movimentos intestinais diários (5,4 vs 2,9 ± 1,0, p <0,0001), Bristol Stool Scale (6,5 vs 3,9, p <0,0001), além da hiperpermeabilidade intestinal ter sido normalizada.

 

Conclusão:

Em pacientes com síndrome do intestino irritável com diarreia com aumento da permeabilidade intestinal após uma infecção entérica, os suplementos orais de glutamina na dieta reduziram significantemente todos os principais desfechos relacionados à doença.


Referência:

Zhou Q1,2, Verne ML3, Fields JZ1, Lefante JJ4, Basra S1, Salameh H5, Verne GN1. Randomised placebo-controlled trial of dietary glutamine supplements for postinfectious irritable bowel syndrome. Gut. 2019 Jun;68(6):996-1002. doi: 10.1136/gutjnl-2017-315136. Epub 2018 Aug 14.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp