Suplementação de Melatonina em Homens com Infertilidade Inexplicada

Estudos Científicos
30/mai/2023

Reduz o Estado Inflamatório e Oxidativo Testicular


Melatonina

Mecanismos Envolvidos na Fertilidade Masculina

A melatonina é um hormônio sintetizado pela glândula pineal a partir do triptofano via 5-hidroxitriptofano, serotonina e N-acetilserotonina.

Sua secreção é estimulada pelo escuro, no qual ocorre ativação de fotorreceptores na retina, liberando norepinefrina. Essa informação neuronal atinge a glândula pineal, resultando na ativação de enzimas sintetizadoras de melatonina.

A melatonina liberada pela glândula pineal atua através do núcleo supraquiasmático/pars tuberalis influenciando a síntese e liberação do hormônio liberador de gonadotrofina hipotalâmica (GnRH), afetando, portanto, a secreção de gonadotrofinas adeno-hipofisárias e, eventualmente, a função testicular.

Além disso, a melatonina também é liberada da glândula pineal para a circulação, atingindo os tecidos periféricos e exercendo ações diretas no testículo.


Benefícios da Melatonina

Diversas evidências demonstraram as ações antioxidantes e anti-inflamatórias da melatonina em diferentes tecidos e células.

Recentemente, foi relatada a diminuição significativa na concentração local de melatonina no testículo de hamsters idosos, acompanhada por processos inflamatórios e oxidativos locais;

Foi estabelecido também que a concentração de melatonina em testículos com espermatogênese alterada de etiologia desconhecida se correlaciona inversamente com marcadores específicos de inflamação e estresse oxidativo;

Além disso, essa indolamina exibe ações antiproliferativas e anti-inflamatórias nos macrófagos testiculares humanos, enquanto pode fornecer efeitos protetores contra o estresse oxidativo e apoptose em mastócitos testiculares humanos.


Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da melatonina na incidência de inflamação local, estresse oxidativo e desenvolvimento de fibrose da parede tubular em homens adultos jovens e inférteis.


Resultados

ü  Em comparação com os testículos sem alterações histológicas, as gônadas com anormalidades morfológicas apresentaram menor concentração de melatonina juntamente com aumento do número de macrófagos, geração de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) e níveis de expressão de marcadores relacionados à inflamação e enzimas antioxidantes, bem como desorganização e espessamento das fibras de colágeno da parede tubular;

ü  A suplementação oral de melatonina não só aumentou seus próprios níveis testiculares, mas também diminuiu os níveis de marcadores relacionados à inflamação e ao estresse oxidativo, e melhorou o aspecto da parede tubular.

 

Conclusão

De acordo com os resultados, a melatonina possui benefícios potenciais no estado inflamatório e oxidativo em testículos de pacientes que sofrem de infertilidade inexplicada.


Referências bibliográficas

RIVIERE, E.; ROSSI, S. P.; TAVALIERI, Y. E.; MUÑOZ DE TORO, M. M. et al. Melatonin daily oral supplementation attenuates inflammation and oxidative stress in testes of men with altered spermatogenesis of unknown aetiology. Molecular and Cellular Endocrinology, 515, p. 110889, 2020/09/15/ 2020.


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp