Suplementação de Silimarina em Indivíduos com ß-talassemia e Sobrecarga de Ferro

Estudos Científicos
17/dez/2023

Associado com a Terapia Quelante de Ferro, Melhora o Estado Inflamatórios nesses Pacientes


ß-talassemia

Efeitos da Silimarina

A ß-talassemia maior (ß-TM) é uma anemia hemolítica hereditária e progressiva. A prevalência de portadores de ß-talassemia em alguns países é relatada em cerca de 4%, tendo uma taxa mais alta de quase 10% em outras regiões. 


Níveis excessivos de ferro e altos níveis de ferritina podem levar a depósitos de ferro em órgãos vitais como coração, fígado e sistema endócrino, potencialmente lesando esses e outros órgãos ou sistemas. Além disso, a sobrecarga de ferro pode ser indiretamente causada por anormalidades imunológicas nesses pacientes, por meio da geração de estresse oxidativo nas células imunológicas, bem como danos em vários órgãos.

 

Silimarina

 

Vários estudos sugeriram que a silimarina poderia ser um imunomodulador eficaz. Além disso, outras evidências relataram seus efeitos anti-inflamatórios e propriedades quelantes de ferro em pacientes com ß-TM.


Um estudo clínico determinou o efeito imunomodulador da silimarina após 6 meses nos marcadores inflamatórios e anti-inflamatórios séricos em pacientes com ß-TM, demonstrando no final do estudo que o tratamento com silimarina resultou em modificação significativa das anormalidades imunológicas;


Outros estudos demonstraram que a silimarina modula o desequilíbrio entre a sobrevivência celular e a apoptose por meio da interferência com a expressão de reguladores do ciclo celular e proteínas envolvidas na apoptose e na inibição da ativação do fator nuclear-?B (NF-?B).

 

Estudo Comprova

Esse estudo crossover e placebo-controlado avaliou os efeitos da silimarina na melhora do estado inflamatório em pacientes com ß-talassemia e sobrecarga de ferro


Resultados

ü  Sessenta e nove pacientes completaram o estudo;

ü  A análise dos dados mostrou que, em comparação com o placebo, a silimarina pode diminuir a PCR, IL-6 e aumentar a IL-10 de forma significativa;

ü  O d de Cohen para PCR ajustado de acordo com o valor inicial foi -1,72, o intervalo de confiança de 95% (IC) -2,12 a -1,33. O d de Cohen ajustado igual a -1,12, IC 95% -1,48 a -0,76, e 0,78, IC 95% 0,43-1,12, também foram estimados para IL-6 e IL-10, respectivamente.

 

Conclusão

Os resultados do estudo demonstraram que a combinação da terapia quelante de ferro com silimarina pode melhorar o estado inflamatório em pacientes com ß-talassemia. 


Referências bibliográficas

DARVISHI-KHEZRI, H.; KOSARYAN, M.; KARAMI, H.; SALEHIFAR, E. et al. Can Use of Silymarin Improve Inflammatory Status in Patients with ß-Thalassemia Major? A Crossover, Randomized Controlled Trial. Complement Med Res, p. 1-8, Sep 24 2020.








Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp