Suplementação de Vitamina C e E em Idosos

Estudos Científicos
26/nov/2023

Promove Melhora da Função Imunológica


Sistema Imune no Envelhecimento

Benefícios da Vitamina C e Vitamina E


O envelhecimento é uma deficiência progressiva e geral dos sistemas fisiológicos, incluindo o sistema imunológico. É atualmente aceito que quase todos os componentes do sistema imunológico passam por uma reestruturação marcante associada à idade, levando a mudanças que podem incluir funções diminuídas ou aprimoradas.


Alterações no Sistema Imune Relacionadas à Idade

ü  Com a idade, há uma diminuição acentuada da imunidade adaptativa realizada pelos linfócitos, cujas funções, especialmente nas células T, são prejudicadas;

ü  Com relação à imunidade inata, as células natural killer (NK) mostram uma citotoxicidade diminuída, e os fagócitos apresentam um declínio de várias de suas atividades, como fagocitose e quimiotaxia.


 

Vitamina C 

Antioxidante hidrossolúvel presente no fluido extracelular e no compartimento citosólico da célula, que desempenha uma variedade de funções, principalmente na homeostase imunológica. Está presente em altas concentrações em leucócitos e diminui durante infecções e estresse, pois é rapidamente utilizada no trabalho defensivo.


Vitamina E

Antioxidante lipossolúvel mais importante presente na membrana biológica e a primeira linha de defesa contra a peroxidação lipídica.


Estudo Comprova

Nesse estudo, os pesquisadores avaliaram os efeitos da vitamina C e vitamina C + vitamina E durante 3 meses em diversas funções de células imunes em homens e mulheres idosos, bem como a prevalência desses efeitos


Resultados

ü  Os resultados mostraram que a vitamina C, em participantes idosos, melhorou as funções imunológicas estudadas que alcançaram valores próximos aos de adultos jovens;

ü  Esses efeitos foram mantidos em várias funções após 6 meses sem suplementação;

ü  Efeitos semelhantes foram encontrados em idosos suplementados com vitamina C e E.

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que a suplementação a curto prazo de vitamina C ou vitamina C e E melhora a função imunológica em homens e mulheres idosos e pode contribuir para uma longevidade saudável.


Referências bibliográficas

DE LA FUENTE, M.; SÁNCHEZ, C.; VALLEJO, C.; DÍAZ-DEL CERRO, E. et al. Vitamin C and vitamin C plus E improve the immune function in the elderly. Exp Gerontol, 142, p. 111118, Dec 2020.


 


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp