Suplementação de Whey Protein em Indivíduos com Dermatite de Contato

Estudos Científicos
26/mai/2023

Promove Redução Significativa na Pontuação do Eczema Area and Severity Index


Dermatite de Contato

Mecanismo de Ação do Whey Protein

A dermatite de contato (DC) é definida como a inflamação da epiderme e derme devido ao contato direto entre uma substância e a superfície da pele, resultando em danos cutâneos.


DC Irritante

É uma resposta inflamatória não imunomediada localizada da pele a diferentes agentes físicos ou químicos.


DC Alérgica

Resulta de uma reação imunomediada devido ao contato da pele com o produto químico irritante em pessoas que já foram sensibilizadas a esse produto.


Benefícios do Whey Protein

O Whey protein é uma fonte de proteínas bioativas, incluindo alfa-lactalbumina, lactoferrina, imunoglobulina, beta-lactoglobulina e fatores de crescimento.


Recentemente, evidências demonstraram o papel da proteína do soro no controle da inflamação crônica, ligando as vias imunológicas inatas e adaptativas. Isso sugere que pode haver pistas promissoras para o uso do Whey protein em doenças inflamatórias crônicas da pele.


®    A lactoferrina, que é a proteína de soro de leite mais estudada, estimula a imunidade inata em alguns ambientes e pode exercer ação anti-inflamatória em outros. Tem efeito de imunomodulação da mucosa e atua na imunidade da mucosa por meio da estimulação das placas de Peyer;

®    A capacidade das proteínas do soro de aumentar a glutationa, células T citotóxicas, células natural killer e o processo fagocítico fortalece o sistema imunológico contra o desenvolvimento de doenças malignas.



Estudo Comprova

Esse estudo duplo-cego, randomizado e controlado teve como objetivo avaliar a eficácia do Whey protein no gerenciamento da dermatite de contato


Resultados

ü  Uma diminuição significativa foi observada nas pontuações de EASI, DLQI e melhora subjetiva total no grupo 1 após a intervenção em comparação com a linha de base. No entanto, nenhuma mudança foi observada no grupo de placebo;

ü  Além disso, houve uma redução significativa nos escores de EASI (P = 0,002) e escores de melhora total subjetiva (P = 0,039) durante o período de estudo no grupo 1 em comparação com o grupo de placebo.

 

Conclusão

De acordo com os resultados deste estudo, a suplementação oral de Whey protein pode melhorar os sintomas da dermatite de contato.


Referências bibliográficas

ALYASIN, S.; NABAVIZADEH, S. H.; ESMAEILZADEH, H.; HEYDARI, S. T. et al. Efficacy of oral supplementation of whey protein in patients with contact dermatitis: A pilot randomized double-blind placebo-controlled clinical trial. Dermatologic Therapy, n/a, n. n/a, p. e14260.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp