Suplementação de Zinco em Crianças com Pneumonia

Estudos Científicos
17/fev/2022

Promove Melhora de Alguns Sintomas Clínicos em Menor Tempo e Induz a Resposta Imune Celular


Pneumonia

Benefícios da Suplementação de Zinco


Estima-se que as infecções do trato respiratório inferior causaram 2,74 milhões de mortes em 2015, dos quais 704.000 foram em crianças com menos de 5 anos de idade, e 652.572 em 2016. Os vírus são responsáveis por até 81% dos casos de pneumonia em crianças menores de 5 anos. Os vírus são patógenos intracelulares, nos quais é necessária uma forte resposta imune celular.


Zinco

Micronutriente que desempenha um papel importante na proliferação celular, diferenciação e função imune, atuando como cofator de proteínas e nas funções estruturais e catalíticas de enzimas e fatores de transcrição. 


Papel do Zinco na Imunidade


® Promove armadilhas extracelulares de neutrófilos;

® Induz a imunidade mediada por células através de fatores de diferenciação ou regulação;

® Modula a resposta pró-inflamatória visando o NFkB;

® Controla o estresse oxidativo;

® Regula citocinas inflamatórias.


Alguns estudos demonstraram que a suplementação de zinco em crianças com pneumonia promoveu melhora marginal na permanência hospitalar. Outro estudo relatou melhora no resultado clínico e duração da intervenção, além de prevenção de mortalidade, incidência e prevalência.


 


Estudo Comprova

Suplementação de Zinco Auxilia no Gerenciamento da Pneumonia em Crianças

 

Um estudo randomizado e controlado teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de zinco em crianças com pneumonia (ACEVEDO-MURILLO; GARCÍA LEÓN; FIRO-REYES; SANTIAGO-CORDOVA et al., 2019).


Resultados:

 ü  A suplementação de zinco melhorou em menos horas, o estado clínico, a frequência respiratória e a saturação de oxigênio em comparação ao placebo;

ü  Foi observado um aumento de IFNy e IL-2 após o tratamento com zinco.


Conclusão:

 

A suplementação de zinco melhora alguns sintomas clínicos em crianças com pneumonia em menos horas e induz a resposta imune celular.


Referências:

 ACEVEDO-MURILLO, J. A.; GARCÍA LEÓN, M. L.; FIRO-REYES, V.; SANTIAGO-CORDOVA, J. L. et al. Zinc Supplementation Promotes a Th1 Response and Improves Clinical Symptoms in Fewer Hours in Children With Pneumonia Younger Than 5 Years Old. A Randomized Controlled Clinical Trial. Frontiers in pediatrics, 7, p. 431-431, 2019.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp