Suplementação de Zinco Melhora a Função Barreira em Idosos

Estudos Científicos
25/jun/2021

Entenda a ação do mineral em pacientes da terceira idade

Xerose em Idosos

Relação com a Deficiência de Zinco

Idosos apresentam fragilidade cutânea fisiológica, como declínio na função do sistema imunológico dentro da epiderme, e alterações na estrutura epidérmica e dérmica que contribuem para uma redução na eficácia da função barreira da pele.

Zinco

O zinco é um elemento traço essencial para os humanos e vital para diversos processos biológicos no corpo.

A deficiência de zinco é um dos fatores de risco para doenças de pele.

Além disso, estudos recentes mostraram que as células de Langerhans são significativamente reduzidas na epiderme e que a dermatite de contato é aumentada em ratos com deficiência de zinco.


Estudo Comprova

Suplementação de Zinco Melhora a Função Barreira em Idosos

Esse estudo avaliou os efeitos da suplementação oral de zinco na xerose em indivíduos idosos (DEGUCHI; JOSE; NISHIDA; OOI, 2020).

Resultados:

  •  A perda de água transepidermal (TEWL) foi significativamente maior no grupo com baixos níveis séricos de zinco, comparado ao grupo com níveis normais de zinco, indicando que a função barreira é prejudicada no grupo de baixos níveis séricos de zinco;
  •  Após 12 semanas de tratamento (grupo 1), as concentrações séricas de zinco aumentaram e a TEWL diminuiu significativamente.

Conclusão:

Os resultados indicam que a suplementação de zinco é eficaz na melhora da função barreira em indivíduos idosos.


Referências:

DEGUCHI, M.; JOSE, H.; NISHIDA, K.; OOI, K. [Transepidermal Water Loss (TEWL)-decreasing Effect by Administration of Zinc in the Elderly People]. Yakugaku Zasshi, 140, n. 2, p. 313-318, 2020.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade