Suplementação Ocular em Cães

Estudos Científicos
20/fev/2024

Blend de Antioxidantes é Benéfico em Várias Funções Oculares em Cães


Alterações Oculares em Cães

Uso de Antioxidantes

 

 

Os cães, assim como os humanos, sofrem alterações oculares com o envelhecimento. A degeneração da retina e o cristalino turvo (esclerose nuclear) são formas comuns de problemas oculares que resultam em um declínio da função visual em cães.


Uma lente saudável ou clara é outro fator importante na função visual geral em um animal. O desenvolvimento do cristalino turvo em cães idosos, denominado esclerose nuclear, ocorre com o processo de envelhecimento.



O cristalino turvo de cães mais velhos é facilmente visível a olho nu como uma aparência turva ou azulada observada dentro do espaço da pupila e muitas vezes é vista pelos tutores como suspeita de formação de catarata. A esclerose nuclear foi a segunda condição mais comumente diagnosticada registrada para cães geriátricos com mais de 10 anos de idade em um estudo de 2011 conduzido por uma rede privada de hospitais para animais de estimação dos EUA.


Na oftalmologia veterinária, geralmente não se acredita que a esclerose nuclear afete significativamente a visão em cães, exceto em casos incomumente densos ou avançados. No entanto, a distinção clínica entre esclerose nuclear avançada e catarata senil nuclear precoce em cães é muitas vezes indistinta.

 

Diagnóstico

Uma retina saudável é um componente crítico para a função visual geral em um animal. A eletrorretinografia (ERG) tem sido utilizada como método objetivo e bem estabelecido para avaliar a função retiniana em cães . As respostas do ERG podem variar entre as diferentes raças e as amplitudes das ondas a e b do ERG parecem diminuir com o envelhecimento.


Antioxidante

A literatura para a saúde ocular humana mostrou extensivamente que a luteína dietética, zeaxantina e ß-caroteno, e outros antioxidantes importantes, como vitaminas C e E, estão inversamente associados a riscos de doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade e catarata. 


Estudo Comprova

O objetivo do estudo foi examinar se uma suplementação nutricional antioxidante poderia melhorar a função visual em cães saudáveis, medida por eletrorretinografia (ERG) e autorrefração.


Resultados

ü  Para as amplitudes da onda b, todas as respostas foram aumentadas de forma semelhante, com melhorias significativas nas respostas para a estimulação escotópica de alta intensidade de luz ( P < 0,05), e para cone de flash único fotópico e cintilação de 30 Hz ( P < 0,01 para ambos);

ü  A mudança no erro refrativo foi significativamente menor no grupo de tratamento em comparação com a do grupo controle durante o estudo de 6 meses ( P< 0,05);

ü  Comparado com o grupo controle, o grupo suplementado com antioxidantes mostrou melhora em graus variados para a função da retina e declínio significativamente menor no erro refrativo;

ü  Os cães, como os humanos, sofrem declínio funcional da retina e do cristalino com a idade. Mostramos que os antioxidantes podem ter efeitos significativos na função da retina, conforme medido pelo ERG, e no retardo da deficiência visual, conforme medido pelo autorrefrator.

 

Conclusão

A suplementação antioxidante, como demonstrado, pode ser benéfica e eficaz na preservação e melhoria a longo prazo de várias funções do olho canino.


Referências bibliográficas

EKESTEN, B.; KOMÁROMY, A. M.; OFRI, R.; PETERSEN-JONES, S. M. et al. Guidelines for clinical electroretinography in the dog: 2012 update. Doc Ophthalmol, 127, n. 2, p. 79-87, Oct 2013.


WANG, W.; HERNANDEZ, J.; MOORE, C.; JACKSON, J. et al. Antioxidant supplementation increases retinal responses and decreases refractive error changes in dogs. Journal of nutritional science, 5, p. e18-e18, 2016.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp