Suplementação Probiótica é Benéfica em Pacientes Submetidos ao BGYR

Estudos Científicos
11/fev/2024

Melhora os Níveis de Vitamina D, Vitamina B12, Parâmetros Antropométricos e Glicêmicos


Cirurgia Bariátrica

Benefícios dos Probióticos


A obesidade é definida como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal, podendo atingir graus capazes de afetar a saúde. Sua etiologia é complexa e multifatorial, resultado da interação de genes, ambiente, estilo de vida e fatores emocionais.


Quando a obesidade se apresenta em caráter grave, a cirurgia bariátrica é o tratamento que apresenta os resultados mais consistentes na perda do excesso de peso, remissão das comorbidades e melhora da qualidade de vida.


Técnicas Mais Realizadas na Cirurgia Bariátrica

Bypass gástrico em Y de Roux (BGYR): Consiste em uma técnica mista com redução do volume gástrico e o desvio do intestino proximal.

Gastrectomia vertical sleeve (GV): Técnica restritiva, onde 80% da curvatura maior do estômago é ressecada.


Probióticos na Cirurgia Bariátrica 

Estudos sugerem que a perda de peso induzida pela cirurgia bariátrica e a remissão de algumas comorbidades, como diabetes melitus tipo 2, podem estar relacionadas às mudanças na microbiota dos indivíduos submetidos a este procedimento. 


Considerando-se a ideia de que existem diferenças na colonização intestinal de indivíduos eutróficos e obesos, estudos vêm sugerindo o uso de probióticos – microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, podem conferir benefícios à saúde de seu hospedeiro - para o gerenciamento do peso corporal.


Apesar de serem limitados os estudos em humanos nessa área, há indícios de que a manipulação da microbiota intestinal pode vir a ser abordagem terapêutica contra a obesidade e doenças metabólicas.


 

Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo avaliar os efeitos do Lactobacillus acidophilus Bifidobacterium lactis nos parâmetros metabólicos e nutricionais dos pacientes após cirurgia bariátrica (BGYR). 


Resultados

ü  Após BGYR, a 25-OH vitamina D sérica aumentou em ambos os grupos em comparação com a linha de base; entretanto, esse aumento foi significativo apenas no grupo probiótico;

ü  Os níveis de vitamina B12 tenderam a ser maiores no grupo probiótico em comparação com o grupo placebo;

ü  Os níveis de triglicerídeos mostraram uma redução significativa apenas no grupo probiótico;

ü  Além disso, foi observada redução significativa dos parâmetros antropométricos e do perfil glicêmico em ambos os grupos.

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que a suplementação de probióticos após a bariátrica BGYR melhora o perfil vitamínico e lipídico dos pacientes.


Referências bibliográficas

RAMOS, M. R. Z.; DE OLIVEIRA CARLOS, L.; WAGNER, N. R. F.; FELICIDADE, I. et al. Effects of Lactobacillus acidophilus NCFM and Bifidobacterium lactis Bi-07 Supplementation on Nutritional and Metabolic Parameters in the Early Postoperative Period after Roux-en-Y Gastric Bypass: a Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Obes Surg, Jan 14 2021.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp