Suplementação Probiótica em Indivíduos com Pré-Diabetes

Estudos Científicos
19/dez/2023

Promove Modulação do Microbioma Intestinal desses Pacientes


Pré-diabetes

Suplementação Probiótica


A faixa normal de glicose no sangue está entre 70 e 99 mg/dL. Esse valor é mantido pelo equilíbrio de duas substâncias: glucagon, um hormônio hiperglicêmico secretado pelas células a-pancreáticas, e insulina, um hormônio hipoglicêmico secretado pelas células ß-pancreáticas. 


As alterações no status glicêmico podem levar a problemas cardiovasculares. O pré-diabetes (ou disglicemia) é um fator de pré-risco, resultando, se não for tratado, em diabetes.


Microbioma

O trato gastrointestinal é frequentemente visto como um sistema de dois filos principais: Firmicutes e Bacteroidetes, cuja proporção Firmicutes/Bacteroidetes não é a mesma em todos os indivíduos.


Suplementação para Modulação do Microbioma

Foi hipotetizado que a promoção da expansão de bactérias benéficas por meio de suplementos de probióticos/prebióticos/simbióticos pode melhorar os distúrbios metabólicos, embora isso ainda não tenha sido totalmente elucidado.


 

Estudo Comprova

O objetivo desse estudo clínico, randomizado, duplo-cego e placebo-controlado foi avaliar os efeitos dos probióticos e simbióticos na modificação do microbioma intestinal em adultos pré-diabéticos.


Resultados

ü  Não houve alteração significativa na ingestão alimentar dos pacientes durante o estudo;

ü  Após 6 meses de suplementação probiótica, houve aumento significativo na razão de abundância de B. fragilis-para-E. coli (diferença média [MD]±SE 0,47±0,37) e diminuição da proporção relativa de representantes Firmicutes-para-Bacteroidetes (MD±SE –118,8±114,6);

ü  O simbiótico não teve efeito significativo nas mudanças nas bactérias;

ü  Não houve diferenças significativas entre os três grupos.

 

Conclusão

Os resultados sugerem que a modulação do microbioma intestinal humano com probióticos pode promover uma abordagem terapêutica potencial na prevenção e gerenciamento da obesidade e desordens metabólicas, como diabetes.


Referências bibliográficas

DEROSA, G.; D'ANGELO, A.; MAFFIOLI, P. Ilex paraguariensis, white mulberry and chromium picolinate in patients with pre-diabetesPhytother Res, 34, n. 6, p. 1377-1384, Jun 2020.

KASSAIAN, N.; FEIZI, A.; ROSTAMI, S.; AMINORROAYA, A. et al. The effects of 6 mo of supplementation with probiotics and synbiotics on gut microbiota in the adults with prediabetes: A double blind randomized clinical trial. Nutrition, 79-80, p. 110854, 2020/11/01/ 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp