Conheça o assistente de IA para dúvidas técnicas em fórmulas personalizadas.
Treinado com mais de 20 anos de conhecimento farmacêutico técnico da Consulfarma.
Testosterona e Doenças Cardiovasculares
A diminuição da formação de placas ateroscleróticas na aorta devido à ação da testosterona já foi observada. Esse resultado sugeriu uma ação direta da testosterona no endotélio e em células musculares lisas de vasos, levando ainda ao relaxamento dos vasos por mecanismos endotélio-dependentes ou independentes.
De maneira contrária às crenças que a reposição de testosterona poderia estar envolvida com o aumento do risco cardiovascular, estudos demonstraram que a aterosclerose está mais relacionada com a deficiência deste hormônio. Além disso, efeitos anti-angeing têm sido descritos após a administração de testosterona.
Testosterona e Câncer de Próstata
No entanto, embora esses efeitos positivos tenham sido evidenciados, também foi estabelecida uma relação entre a reposição da testosterona e a ocorrência de eventos adversos cardiovasculares. Por isso, não é recomendada esta terapia para pacientes que sofreram eventos isquêmicos recentes ou apresentam insuficiência cardíaca.
Desde que estudos com animais evidenciaram o estímulo do crescimento de tumores de próstata após administração de testosterona, vem crescendo a preocupação relativa ao risco do aumento da incidência do câncer de próstata em humanos associado à terapia de reposição deste hormônio.
No entanto, muitos estudos têm falhado no objetivo de comprovar uma associação positiva entre os níveis de testosterona e o aumento do risco de câncer de próstata. De maneira contrária, estudos comprovaram uma relação entre baixos níveis de testosterona e aumento do risco do desenvolvimento deste câncer, aumento da taxa de recidiva após 5 anos e aumento dos escores de Gleason (pontuação para o câncer de próstata).
Referências
Samaras N, Papadopoulou MA, Samaras D, Ongaro F. Off-label use of hormones as an antiaging strategy: a review. Clin Interv Aging. 2014 Jul 23;9:1175-86. doi: 10.2147/CIA.S48918. eCollection 2014.
RHODEN, Ernani Luis and AVERBECK, Márcio Augusto. Câncer de próstata e testosterona: riscos e controvérsias. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2009, vol.53, n.8, pp. 956-962. ISSN 0004-2730.
Conheça o assistente de IA para dúvidas técnicas em fórmulas personalizadas.
Treinado com mais de 20 anos de conhecimento farmacêutico técnico da Consulfarma.
A sessão de convidados da Consulfarma é uma área que une conteúdos e matérias criados pelos nossos convidados do mercado magistral. Eles trazem dicas e falam sobre gestão, nutrição, cosmetologia, marketing, medicina, farmácia e muitos outros temas interessantes para você e sua farmácia de manipulação poderem se inspirar.