Testosterona e Envelhecimento Consequências e Alterações

Estudos Científicos
12/set/2025


Efeitos do Declínio da Testosterona Sobre o Processo de Envelhecimento e Doenças Relacionadas


O declínio da testosterona tem sido associado a diversas condições relacionadas com o envelhecimento. A redução da força e da massa muscular, bem como a redução do status funcional são mais frequentes em homens mais velhos com níveis reduzidos deste hormônio. Além disso, a redução da testosterona, associada ao uso de álcool e de glicocorticoides, é uma das causas mais frequentes de osteoporose. Estudos também sugeriram uma relação entre baixos níveis de testosterona e o declínio leve da função cognitiva e a doença de Alzheimer.


Testosterona na Andropausa

O processo que leva ao hipogonadismo parcial no envelhecimento masculino é conhecido como andropausa ou, mais apropriadamente, hipogonadismo masculino tardio ou DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino). A andropausa é acompanhada de diminuição da massa e força muscular, aumento de gordura abdominal (principalmente visceral) com resistência à insulina e perfil lipídico aterogênico, diminuição da libido e dos pelos sexuais, osteopenia, diminuição da performance cognitiva, depressão, insônia, sudorese e diminuição da sensação de bem-estar geral.

Testosterona na Menopausa

A deficiência da testosterona também pode atingir as mulheres. Muitas delas, na pós-menopausa, apresentam níveis muito baixos de testosterona, o que pode influenciar na libido e predispor a diversas doenças, como a osteoporose. É importante ressaltar que a libido da mulher é determinada pela ação conjunta do estrogênio, da progesterona e da testosterona. Porém, a reposição hormonal com testosterona deve ser realizada com cuidado nas pacientes do sexo feminino, visto que o excesso desse hormônio pode causar hirsutismo e acne, além de outros problemas. A mulher menopausada tem, em média, 10 vezes menos testosterona que um homem de mesma idade.

Referências
Samaras N, Papadopoulou MA, Samaras D, Ongaro F. Off-label use of hormones as an antiaging strategy: a review. Clin Interv Aging. 2014 Jul 23;9:1175-86. doi: 10.2147/CIA.S48918. eCollection 2014.
Martits AM, Costa EMF. Hipogonadismo Masculino Tardio (Andropausa): Diagnóstico. Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Elaboração Final: 14 de julho de 2004.
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. (John Edward) (co-aut.). Textbook of medical physiology. 11th ed. Philadelphia: Elsevier, 2006. 1016p., il. ISBN 9780721602400 (enc.).

IAmagistral

Conheça o assistente de IA para dúvidas técnicas em fórmulas personalizadas.

Treinado com mais de 20 anos de conhecimento farmacêutico técnico da Consulfarma.

Inicie seu teste grátis de 7 dias

Autor(a)

Convidados da Consulfarma
Convidados da Consulfarma
Convidados da Consulfarma

A sessão de convidados da Consulfarma é uma área que une conteúdos e matérias criados pelos nossos convidados do mercado magistral. Eles trazem dicas e falam sobre gestão, nutrição, cosmetologia, marketing, medicina, farmácia e muitos outros temas interessantes para você e sua farmácia de manipulação poderem se inspirar. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2025 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade