Tratamento Coadjuvante na Dermatite em Cães

Estudos Científicos
23/abr/2021

Entenda a fundo o estudo realizado com a PEA para o tratamento nos animais


Dermatite Atópica

Benefícios da PEA

A disfunção da barreira cutânea na dermatite atópica (DA) canina foi recentemente explorada. Consiste principalmente na ultraestrutura anormal do estrato córneo e na diminuição de ceramidas, isto é, uma família de moléculas lipídicas, composta por esfingosina e um ácido graxo.

Recentemente, foi descoberto um vínculo entre os mastócitos (MCs) e os defeitos da barreira cutânea, com a histamina diminuindo a expressão de proteínas de junção apertadas, levando à formação de uma barreira cutânea defeituosa.


Papel dos Mastócitos na Dermatite Atópica

Os mastócitos são células imunes residentes, predominantes em locais expostos ao meio ambiente, como a pele, onde frequentemente se localizam em alta densidade na derme superficial. São essenciais em respostas, como reações alérgicas, incluindo DA.

à  Quando ativados, os MCs sofrem degranulação e liberam seu conteúdo de grânulos no microambiente extracelular;

 

à  O modo clássico de ativação é a reticulação de antígenos para IgE específica para antígenos encadernado na superfície do MC (ABRAMO; LAZZARINI; PIRONE; LENZI et al., 2017).


PEA

A palmitoiletanolamida (PEA) é um composto lipídico bioativo de ocorrência natural e uma molécula semelhante a endocanabinóide, produzido sob demanda em resposta ao estresse e dano tecidual e desempenha um papel fundamental na regulação da inflamação e imunidade cutânea.

Os possíveis mecanismos de ação da PEA podem incluir a regulação negativa da degranulação de mastócitos, incluindo mastócitos caninos, e através do processo denominado ALIA (Autacoid Local Injury Antagonism). Estudos identificaram receptores diretos e indiretos da PEA em diferentes tecidos, como pele de cães saudáveis e com DA (NOLI; DELLA VALLE; MIOLO; MEDORI et al., 2015).


Estudo Comprova

PEA é Segura e Eficaz no Tratamento da Dermatite Atópica Canina

O objetivo deste estudo de 8 semanas foi avaliar a eficácia da palmitoiletanolamida por via ultra-micronizada (PEA-um) em cães com dermatite atópica moderada.


Resultados:

ü  A pontuação média na EVA do prurido diminuiu de 5,7±0,08 cm para 3,63±0,19 cm (P <0,0001);

ü  No D56, 58% dos cães apresentaram redução superior a 2 cm em relação à linha de base e 30% apresentaram prurido ausente a muito leve (EVA = 2 cm);

ü  O CADLI total médio no D56 diminuiu significativamente (P <0,0001); sendo que em 62% dos cães esse escore atingiu um valor na faixa de remissão (=5);

ü  O escore médio da QV total diminuiu significativamente (P <0,0001), com 45% dos cães atingindo os valores de QV descritos para animais saudáveis;

ü  A tolerabilidade foi boa a excelente, com apenas quatro cães relatando eventos adversos reversíveis associados ao tratamento.

 

Conclusão:

O PEA-um parece ser eficaz e seguro na redução de prurido e lesões na pele e na melhoria da QV em cães com dermatite atópica moderada e prurido moderado.


Referências

ABRAMO, F.; LAZZARINI, G.; PIRONE, A.; LENZI, C. et al. Ultramicronized palmitoylethanolamide counteracts the effects of compound 48/80 in a canine skin organ culture model. Vet Dermatol, 28, n. 5, p. 456-e104, Oct 2017.

 

BRITTI, D.; CRUPI, R.; IMPELLIZZERI, D.; GUGLIANDOLO, E. et al. A novel composite formulation of palmitoylethanolamide and quercetin decreases inflammation and relieves pain in inflammatory and osteoarthritic pain models. BMC veterinary research, 13, n. 1, p. 229-229, 2017.

 

NOLI, C.; DELLA VALLE, M. F.; MIOLO, A.; MEDORI, C. et al. Efficacy of ultra-micronized palmitoylethanolamide in canine atopic dermatitis: an open-label multi-centre study. Vet Dermatol, 26, n. 6, p. 432-440, e101, Dec 2015.

 

 à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp