Tratamentos Associados na Pitiríase Versicolor

Estudos Científicos
24/jan/2022

Aumentam a Resposta Clínica e a Satisfação do Pacientes e Reduzem os Riscos de Recaídas

Terapia Combinada em Pacientes com Pitiríase

Associação de Adapaleno ao Tratamento com Cetoconazol Apresenta Efeitos mais Significativos na Erradicação da Doença

 

As leveduras do gênero Malassezia são implicadas em uma variedade de doenças dermatológicas, tais como: Pitiríase versicolor, foliculite pitirospórica, dermatite seborreica, dermatite atópica, papilomatose confluente e reticulada.


A pitiríase versicolor é o distúrbio de pigmentação cutânea mais frequente no mundo. Tem ocorrência universal, predominando em regiões de clima tropical, nos quais 40% da população podem ser afetadas, contra 1% em regiões temperadas.


Formas de Tratamentos para a Pitiríase versicolor

Muitas medicações tópicas e sistêmicas estão disponíveis e apresentam eficácia comprovada no manejo desta doença fúngica, incluindo agentes azólicos (cetoconazol, fluconazol, itraconazol, clotrimazol e miconazol) ciclopirox olamina, sulfeto de selênio, adapaleno, piriotinato de zinco, propileno glicol e terbinafina.

 

Cetoconazol e Adapaleno na Pitiríase versicolor

As abordagens terapêuticas para a pitiríase estão focadas em fármacos antifúngicos, como o cetoconazol. No entanto, devido à frequente recorrência dessa doença, houve uma aplicação mais generalizada dos medicamentos antifúngicos. Como resultado, surgiram cepas gradualmente mais resistentes a esses tratamentos.

 

Para melhorar a eficácia dos medicamentos e impedir o desenvolvimento de cepas resistentes, o tratamento combinado pode ser uma opção viável. Alguns autores demonstraram que o ácido retinoico também é eficaz contra a pitiríase versicolor. O gel de adapaleno, em particular, causa menos irritação comparado com outros produtos. Além disso, o adapaleno tem um rápido início de ação. Alguns estudos compararam o tratamento com gel de adapaleno em associação com o cetoconazol e suas respectivas monoterapias. Os resultados mostraram um maior sucesso no gerenciamento dessa patologia nos indivíduos tratados com a associação. 


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.


Estudo Comprova:

Associação do Creme de Cetoconazol e um Gel de Adapaleno Apresenta Resultados Significativos na Melhora de Pacientes com Pitiríase Versicolor


Estudo conduzido por Bakr et al. (2020) teve como objetivo comparar a eficácia clínica do gel de adapaleno  vs. creme de cetoconazol ou a combinação de ambos em pacientes com pitiríase versicolor. 


Resultados:


Ø Após as quatro semanas de tratamento, todos os grupos mostraram melhoras significativas;


Ø  As melhores respostas ao tratamento foram observadas no grupo 3. Nesse grupo foi notado um aumento da satisfação dos pacientes e uma redução dos marcadores clínicos associados com a pitiríase;


Ø  Entretanto, a diferença não foi estatisticamente significativa.

 

 

Conclusão:

 

Foi concluído que a combinação de gel de adapaleno e creme de cetoconazol são efetivos no tratamento da pitiríase versicolor. Os efeitos colaterais estavam ausentes ou foram leves.



Referências Bibliográficas

 

BAKR, E. et al. Adapalene Gel 0.1% vs Ketoconazole Cream 2% and Their Combination in Treatment of Pityriasis Versicolor: A Randomized Clinical Study. Dermatol Ther. 2020 Mar 17;e13319.

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade