Ubiquinol Auxilia Pacientes com a Síndrome da Fadiga Crônica

Estudos Científicos
26/jul/2021

Saiba mais sobre a ação do ativo em pacientes diagnosticados


Uso de Coenzima Q10 na Síndrome da Fadiga Crônica

Reverte os Efeitos Associados com Biogênese Mitocondrial

A síndrome da fadiga crônica é uma doença debilitante de etiologia desconhecida que possui amplo espectro de sintomas, não apenas fadiga, mas uma variedade de intensidade de dor, depressão e disfunção cognitiva.

De acordo com diretrizes dos Estados Unidos a Síndrome da Fadiga Crônica é uma sensação de fadiga mental e física inexplicável com duração de pelo menos seis meses. Terapias cognitivas comportamentais e exercícios físicos regrados e regulares são terapias promissoras que auxiliam no alívio do tratamento dessa síndrome. 

Vários marcadores são usados como recursos diagnósticos e destacam-se: função nervosa autonômica anormal, menor capacidade de realizar tarefas aritméticas, presença do vírus humano, redução do metabolismo energético, estresse oxidativo e alterações do sono-vigília.

Coenzima Q10 e Síndrome da Fadiga Crônica

Níveis de coenzima Q10 estão reduzidos em indivíduos com a síndrome da fadiga crônica. A coenzima Q10 é um componente essencial na cadeia respiratória da mitocôndria. Essa substância apresenta propriedades importantes que confere proteção antioxidante para a mitocôndria, apresenta características anti-inflamatórias e auxilia na síntese de ATP. 

A suplementação com coenzima Q10 melhorou a fadiga subjetiva após os exercícios físicos em indivíduos saudáveis. A produção da coenzima Q10 diminui com a idade afetando a biogênese mitocondrial.

Coenzima Q10 e Ubiquinol

A coenzima Q 10 é absorvida lentamente no trato gastrointestinal, possivelmente devido ao seu alto peso molecular e a baixa solubilidade em água. Algumas formulações apresentam uma biodisponibilidade oral mais satisfatória, principalmente aquelas com óleos vegetais ou vitamina E, cuja absorção é mais eficiente.

Preparações contendo ubiquinol, a forma reduzida da coenzima Q10, têm demonstrado uma absorção mais rápida, atingindo altos níveis séricos. O ubiquinol apresenta maior biodisponibilidade do que outras formulações. A presença de grupos hidroxilas na molécula do ubiquinol promove um aumento na sua polaridade, o que lhe confere uma capacidade maior de solubilização.


Estudo Comprova:

Ubiquinol Auxilia Pacientes com a Síndrome da Fadiga Crônica

Estudo conduzido por Fukuda et al. (2016) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de ubiquinol na melhora da função cognitiva e na melhora da resposta do sistema nervoso autônomo em indivíduos com a síndrome da fadiga crônica.

Resultados do Estudo Aberto:

Ø  Houve melhora de alguns sintomas depressivos avaliados pelo CES-D (Center for Epidemiologic Studies Depression Scale);

Ø  Houve melhora do padrão cognitivo após o uso do ubiquinol, particularmente nas questões aritméticas;

Ø  Houve aumento também no número de horas de sono e melhoria do padrão antioxidante.

Resultados do Estudo Controlado:

Ø  O desempenho na tarefa aritmética (número de respostas corretas) melhorou no grupo tratado com ubiquinol quando comparado com o placebo;

Ø  O número de despertares noturnos (mais que 1 e 5 minutos) diminuiu no grupo ubiquinol em comparação com o grupo placebo;

Ø  Houve melhora nos sintomas associados com a fadiga avaliados pelo Chalder’s fatigue scale e os sintomas depressivos também melhoraram de acordo com o CES-D. 

Conclusão:

De acordo com os resultados do estudo aberto e do controlado, a suplementação de ubiquinol por 8 e 12 semanas foi efetiva na melhora da fadiga e da função cognitiva em pacientes com síndrome da fadiga crônica. 


Referência:

FUKUDA, S. et al. Ubiquinol-10 supplementation improves autonomic nervous function and cognitive function in chronic fatigue syndrome. Biofactors. 2016 Jul 8;42(4):431-40.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp