Uso de Antioxidantes no Envelhecimento Canino

Estudos Científicos
29/abr/2022

Opções de Suplementos para Redução do Estresse Oxidativo e Melhora da Disfunção Cognitiva


Envelhecimento

Benefícios do Uso de Antioxidantes

 

O envelhecimento é um "processo de diminuição orgânica e funcional, não-decorrente de doença e que acontece, inevitavelmente, com o passar do tempo".


O estresse oxidativo é definido como a situação na qual a formação de espécies reativas excede significativamente a capacidade de defesa antioxidante e de reparo do organismo (BARBOSA; MEDEIROS; AUGUSTO, 2006).


No nível celular, acredita-se que grande parte do processo de envelhecimento seja consequência do dano oxidativo às mitocôndrias, que se deterioram com a idade. O envelhecimento também está associado a mudanças comportamentais, incluindo declínio cognitivo e distúrbios relacionados à idade associados à patologia cerebral (MILGRAM; ARAUJO; HAGEN; TREADWELL et al., 2007)

A responsabilidade do veterinário com relação a esses pacientes é retardar ou, no mínimo, reduzir a deterioração progressiva dos sistemas corporais e promover uma melhora na qualidade de vida.


Uso de Antioxidantes

Com base em pesquisas anteriores e os resultados de laboratório e estudos clínicos, os antioxidantes podem ser uma classe de nutracêuticos que beneficia cães idosos.

®     Os cérebros dos animais com danos oxidativos podem acumular proteínas e lípidos, que podem conduzir à disfunção das células neuronais.

®     A produção de radicais livres e falta de aumento das enzimas antioxidantes compensatórios poderia levar a modificações prejudiciais a macromoléculas importantes dentro dos neurônios.

®  Reduzindo o dano oxidativo por meio de ingredientes alimentares (ricos em um amplo espectro de antioxidantes) melhora significativamente, ou retarda o declínio de, aprendizagem e memória em cães idosos (HEAD; ZICKER, 2004).


Estudos Comprovam

Uso de Antioxidantes Auxilia na Disfunção Cognitiva em Cães

Dois estudos analisaram o efeito da suplementação nutricional em cães de estimação que exibem sintomas de disfunção cognitiva (CHAPAGAIN; RANGE; HUBER; VIRÁNYI, 2018).


Resultados:

ü  Eles monitoraram o comportamento dos cães por 56 dias por meio de questionários e relataram que houve uma melhora significativa no comportamento dos cães, conforme observado pelos proprietários durante o período de teste;

ü  No entanto, os autores sugeriram que um tamanho de amostra maior e uma maior duração da alimentação poderiam tornar os resultados mais robustos.

 

Outras Evidências

®     Além disso, alguns outros estudos implicaram a nutrição como fator modificador da cognição em cães, destacando a combinação de suplementos nutracêuticos direcionados a diversos mecanismos de envelhecimento patológico, em combinação com o enriquecimento comportamental, como mais eficazes;

 

®     Os cães que receberam uma dieta rica em antioxidantes e enriquecimento ambiental mostraram níveis aumentados de mRNA do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) quando comparados com cães idosos não tratados. Como resultado do aumento do mRNA do BDNF, o desempenho cognitivo melhorou e a quantidade de depósitos corticais de Aß diminuiu. 


Referências

BARBOSA, L. F.; MEDEIROS, M. H. G. D.; AUGUSTO, O. Danos oxidativos e neurodegeneração: o quê aprendemos com animais transgênicos e nocautes? Química Nova, 29, p. 1352-1360, 2006.

 

CHAPAGAIN, D.; RANGE, F.; HUBER, L.; VIRÁNYI, Z. Cognitive Aging in Dogs. Gerontology, 64, n. 2, p. 165-171, 2018.

 

HEAD, E.; ZICKER, S. C. Nutraceuticals, aging, and cognitive dysfunction. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 34, n. 1, p. 217-228, 2004.

 

MILGRAM, N. W.; ARAUJO, J. A.; HAGEN, T. M.; TREADWELL, B. V. et al. Acetyl-L-carnitine and alpha-lipoic acid supplementation of aged beagle dogs improves learning in two landmark discrimination tests. Faseb j, 21, n. 13, p. 3756-3762, Nov 2007.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp