Uso de Fitoterápicos na Alopecia Androgenética

Estudos Científicos
16/nov/2023

Auxiliam na Inibição da 5 Alfa-Redutase e Promovem Recrescimento Capilar


Alopecia Androgenética

Mecanismo e Possíveis Formas de Tratamento

 

Alopecia androgenética, ou calvície, é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. É relativamente frequente na população. Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema, que apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente após algum tempo, por volta dos 40 ou 50 anos. A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos.

 

Alopecia Androgenética (AAG)

A alopecia androgenética (AAG) é caracterizada pela miniaturização progressiva do cabelo no couro cabeludo terminal com uma distribuição padrão, é a causa mais comum de perda de cabelo em adultos. Possui etiologia multifatorial que envolve uma complexa interação entre vários genes, andrógenos e fatores ambientais.

 

Embora os mecanismos moleculares exatos não sejam totalmente compreendidos, a diidrotestosterona (DHT), um potente andrógeno, parece ser um importante fator causal e a enzima 5a-redutase é necessária para converter a testosterona em DHT.


Tratamento para a Alopecia Androgenética

A AAG precisa de tratamento a longo prazo, contudo, existem efeitos colaterais e toxicidades associadas aos medicamentos convencionais aprovados pela FDA.

Fontes de ervas podem ser benéficas para o tratamento e possuem efeitos colaterais mínimos quando comparados com os medicamentos convencionais comercializados.


Estudo Comprova

Uso de Fitoterápicos no Tratamento da Alopecia Androgenética

Um estudo publicado no periódico internacional Journal of Cosmetic Dermatology teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação fitoterápica em pacientes com alopecia androgenética. Os principais fitoterápicos encontrados estão descritos na tabela abaixo




Referências bibliográficas

Dhariwala MY1, Ravikumar P1. An overview of herbal alternatives in androgenetic alopecia. J Cosmet Dermatol. 2019 Apr 13. doi: 10.1111/jocd.12930. [Epub ahead of print].

  

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp