Uso de L. plantarum em Pacientes com Acne

Estudos Científicos
15/dez/2023

Diminui o Grau e as Lesões Acneicas, Reduz a Síntese de Sebo e Melhora a Hidratação Cutânea


A integridade funcional e a microbiota residente do trato intestinal podem desempenhar um papel de mediação na inflamação da pele. A capacidade da microbiota intestinal e dos probióticos orais em influenciar a inflamação sistêmica, o estresse oxidativo, o controle glicêmico, o conteúdo de tecido adiposo e até mesmo o humor, podem ter implicações importantes na acne.

 

Acne e Microbiota

A acne vulgaris é uma condição de pele inflamatória com impacto psicológico. Estudos evidenciaram a relação entre o trato gastrointestinal, cérebro e pele, particularmente na acne.


Ação Anti-Inflamatória dos Probióticos
Os probióticos também são úteis em pessoas com acne, pois podem auxiliar na regulação inflamatória, estimulando a síntese de citocinas reguladoras (interleucina 10, IL-10, por exemplo), como observado em diversos estudos. Além disso, outros estudos demonstraram que a suplementação com probióticos aumenta a capacidade antioxidante, diminui a síntese de sebo e melhora os biomarcadores da hidratação.


Estudo Comprova

Estudo conduzido por kim et al. (2021) teve como objetivo avaliar os efeitos anti-inflamatórios da suplementação de Lactobacillus plantarum em pacientes com acne vulgaris.


Resultados

Ø  Comparado com o placebo, a suplementação com L. plantarum melhorou a contagem e o grau das lesões acneicas;

Ø  Foi observada uma significativa diminuição na síntese de sebo, melhora da hidratação da pele e um aumento da concentração de ceramidas II (uma ceramida que mantém a barreira lipídica epidermal);

Ø  A suplementação também reduziu a concentração e a prevalência de Proteobacteria e aumento a de Firmicutes;

Ø  Também foi observada uma melhora nos marcadores da disbiose intestinal.

 

Conclusão

A suplementação com L. plantarum foi benéfica na melhora do estado clínico da acne, melhora a hidratação e diminuiu a síntese de sebo. Além disso, melhorou a microbiota intestinal. 


Referências bibliográficas

KIM, MJ. et al. Effects of Lactobacillus plantarum CJLP55 on Clinical Improvement, Skin Condition and Urine Bacterial Extracellular Vesicles in Patients with Acne Vulgaris: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Nutrients. 2021 Apr 19;13(4):1368. doi: 10.3390/nu13041368.




 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp