Utilização de Vitaminas A e E Tópicas para Cães

Estudos Científicos
25/mar/2021

Conheça aplicações das vitaminas de forma tópica em tratamentos voltados para os pets


Vitaminas A e E

Benefícios

Estudos têm mostrado que, além de alguns componentes, como os ácidos graxos essenciais (AGE) e lecitina de soja, as vitaminas A e E, também contribuem para o processo de reparação tecidual. As vitaminas A e E possuem propriedades antioxidantes, protegendo a membrana celular do ataque de radicais livres.

A lecitina de soja, além de ser um agente de proteção, proporciona a manutenção da hidratação dos tecidos e ajuda no processo de cicatrização da pele (FERREIRA; SOUZA; RIGOTTI; LOUREIRO, 2012).

Vitamina E

A vitamina E tópica é amplamente utilizada para o tratamento de diversas desordens cutâneas, incluindo queimaduras, escaras e feridas.

Benefícios:

  • Propriedade Antioxidante: Retarda a formação de peróxidos e oxidação de lipídeos, protegendo as lipoproteínas da parede celular e retardando o envelhecimento da pele;
  • Propriedade Umectante, Hidratante e Anti-inflamatória. 

A vitamina E é encontrada naturalmente na pele, porém a exposição a agentes oxidantes reduz significativamente os níveis de vitamina E presentes na mesma. Assim, a aplicação tópica desta vitamina tem se mostrado extremamente benéfica para a proteção da pele contra danos oxidativos causados por agentes externos do dia-a-dia. 

Vitamina A

O palmitato de retinol é um derivado do ácido retinóico que possui maior segurança e estabilidade química em cosméticos quando comparado a outros derivados da vitamina A. Além disso, é a principal forma de vitamina A encontrada na pele.

Benefícios:

  • Importante constituinte da epiderme, com papel fundamental no processo de renovação celular;
  • A aplicação tópica de Vitamina A restaura os níveis da vitamina na pele;
  • Normaliza a queratinização e regula o processo de crescimento e diferenciação das células epiteliais;
  • Estimula a produção de colágeno e ácido hialurônico;
  • Auxilia o processo de renovação das células epidérmicas;
  • Controla a flora bacteriana cutânea;
  • Absorve a radiação ultravioleta, protegendo alvos celulares (como. DNA, lipídios e proteínas de membranas) e prevenindo o dano e o estresse oxidativo;
  • Potencial efeito no sequestro de radicais livres.

Referências:

FERREIRA, A. M.; SOUZA, B. M. V. D.; RIGOTTI, M. A.; LOUREIRO, M. R. D. Utilização dos ácidos graxos no tratamento de feridas: uma revisão integrativa da literatura nacional. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 46, p. 752-760, 2012.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp