Vitamina B12 em Gestantes Aumenta Função Cerebral do Recém-Nascido

Estudos Científicos
02/jun/2021

Saiba mais sobre o uso da vitamina e seus efeitos positivos para a idade


Efeitos da Suplementação de Vitamina B12 na Cognição no Recém-nascido

Vitamina B12 Aumenta os Escores Cognitivos em Crianças de Mães Suplementadas com B12

O estado nutricional materno, incluindo a vitamina B12, é importante para o desenvolvimento das funções cerebrais. A nutrição no período gestacional é de extrema importância, já que as mudanças fisiológicas e metabólicas predispõem ao aumento da necessidade nutricional de diversas substâncias.

A dieta da mãe influencia na saúde dos recém-nascidos e, portanto, a suplementação de micronutrientes no período pré-gestacional e no início da gestação faz-se necessária na tentativa de correção de estoques depletados. No entanto, a deferência múltipla de micronutrientes é comum quando a dieta é pobre em diversidade de alimentos.

A vitamina B12 está presente nos alimentos de origem animal, como as carnes, o leite e seus derivados. A deficiência dessa vitamina tem sido associada, em muitos países, à dieta ausente ou deficiente em carne e outros produtos de origem animal. Durante a gestação e a lactação, há evidências do aumento da prevalência de baixas concentrações de vitamina B12 em crianças e também nas mães. Vários estudos também avaliam as consequências de uma deficiência de vitamina B12 no desenvolvimento neurológico do recém-nascido.

Vitamina B12 e Cognição em Recém-Nascidos

A vitamina B12 é um micronutriente importante envolvido no desenvolvimento do cérebro durante o início da vida. Estudos demonstraram que o status deficiente de vitamina B12 está associado ao fraco desenvolvimento cognitivo em crianças. No entanto, os resultados de estudos que examinaram a associação entre o nível de B12 materno e as funções cognitivas na infância foram inconsistentes.

Além disso, dois estudos observacionais relataram que as funções cognitivas estavam diminuídas em filhos de mulheres com deficiência de vitamina B12 e baixo ingestão. Duas revisões sistemáticas sobre o uso de micronutrientes em gestantes demonstraram populações com alto grau de deficiência em determinados micronutrientes. O estudo descrito na página seguinte avaliou os efeitos da suplementação de vitamina B12 no desenvolvimento neurológico do bebê.


Estudo Comprova

Suplementação de Vitamina B12 em Mulheres Grávidas e seus Efeitos na Função Cognitiva dos Bebês

Estudo conduzido por Thomas et al. (2019) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação maternal de vitamina B12, durante a gravidez, na função cognitiva dos recém-nascidos. 

Resultados:

Ø  As crianças nas quais as mães receberam vitamina b12 durante a gravidez apresentaram escores significativamente mais elevados no quesito linguagem quando comparado com as crianças de mães que foram tratadas apenas com placebo;

Ø  As crianças de mães, não tratadas com a vitamina b12 e que apresentavam níveis elevados de homocisteína no segundo ou terceiro mês de gravidez, apresentavam escores mais baixos nos quesitos linguagem e domínios relacionados com a função motora.

Conclusão:

A suplementação materna de vitamina B12 durante a gravidez foi associada com elevada melhora nos escores que medem o grau de linguagem nas crianças com 30 meses de idade. Níveis elevados de homocisteína maternos (mães não tratadas com vitamina b12) foram associados com pontuações menores nos escores que medem a expressão da linguagem e os domínios motores.  


Referências Bibliográficas:

THOMAS, S. et al. Effect of Maternal Vitamin B12 Supplementation on Cognitive Outcomes in South Indian Children: A Randomized Controlled Clinical Trial. Matern Child Health J. 2019 Feb;23(2):155-163.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp