Vitamina C e seu novo efeito antipoluição

Estudos Científicos
23/ago/2021

Confira uma nova opção de uso para o ativo


Quando a gente pensava que não tinha mais como o ácido ascórbico ser melhor, encontro esse estudo sobre o uso dessa vitamina C ácida na prevenção dos danos causados por material particulado associado com a radiação UVA.


Primeiro é importante entender que materiais particulados são moléculas que estão presentes em ambientes poluídos que possuem capacidade de penetrar nas nossas peles e se ligar m receptores das células conhecidos como aril-hidrocarbonetos. Ao penetrar eles causam danos e desencadeiam processos inflamatórios.




O que os pesquisadores que publicaram esse estudo mostraram é que a radiação UVA exacerba os efeitos danosos desses materiais particulados. O resultado é desastroso, porque já sabemos dos danos da radiação UVA na derme, como aumento de enzimas que degradam colágeno e elastina, aumento de inflamação e radicais livres. Junto com o material particulado, teremos mais dano ainda.


Felizmente os autores também mostram o potencial do ácido ascórbico na redução do impacto da UVA + material particulado e esse é o principal destaque desse estudo.


Portanto, aos fãs da vitamina C, como eu, tem mais um motivo para indicar esse ativo em produtos anti-idade.


Abraços!

Lucas Portilho


Kim S, Kim J, Lee YI, Jang S, Song SY, Lee WJ, Lee JH. Particulate matter-induced atmospheric skin aging is aggravated by UVA and inhibited by a topical L-ascorbic acid compound. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 2021 Aug 19. doi: 10.1111/phpp.12725. Epub ahead of print. PMID: 34411336.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp