Vitamina D e Acne

Estudos Científicos
24/out/2024

Adição dessa Vitamina às Terapias Tópicas Auxilia na Diminuição do Grau da Acne


Acne e Deficiência de Vitamina D3

Níveis Normais de Vitamina D3 estão Associados a Melhoras no Grau da Acne

 

A acne vulgaris, uma dermatose inflamatória crônica, afeta aproximadamente 85% dos adolescentes e adultos jovens. Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da acne incluem:

 

Ø  Aumento da produção sebácea;

Ø  Hiperqueratinização folicular;

Ø  Colonização de bactérias na pele;

Ø  Inflamação.

 

É caracterizada por lesões não-inflamatórias (comedões abertos e/ou fechados) e por lesões inflamatórias (pápulas, pústulas, cistos ou nódulos) tipicamente localizados na face, pescoço, dorso, tórax e braços. Alguns estudos têm demonstrado uma correlação entre deficiência de vitamina D3 e a gravidade da acne.


Vitamina D e Acne

A vitamina D desempenha um papel na regulação do sistema imunológico, proliferação e diferenciação de queratinócitos e sebócitos. Possui propriedades antioxidantes e anti-comedogênicas. Assim, a deficiência de vitamina D tem um papel positivo na patogênese da acne vulgar. A vitamina D é uma substância lipossolúvel que é sintetizada no corpo humano quando a pele é exposta à luz ultravioleta (UV) e pode ser obtida exogenamente através da suplementação. A vitamina D tem um impacto importante na saúde da pele, sua deficiência está associada a muitos distúrbios dermatológicos. A acne vulgar parece ser sazonal, com os meses de inverno apresentando a forma mais grave da doença, porém nos meses de verão (quando os níveis de vitamina D são maiores), há melhora significativa das lesões de acne. A vitamina D é considerada como agente antioxidante que tem efeito positivo na acne vulgar. Parece que a vitamina D pode induzir a síntese de enzimas antioxidantes endógenas [superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase (GSH-Px)] que foram encontrados em níveis mais baixos em casos de acne pápulo-pustulosa. O estudo a seguir foi realizado para destacar o efeito da suplementação de vitamina D no tratamento de pacientes com acne. O estudo teve como objetivo avaliar a frequência de deficiência sérica de vitamina D entre os pacientes acneicos avaliados e o efeito da suplementação de vitamina D no grau da acne.


Estudo Comprova

Suplementação de Vitamina D em Pacientes com Acne Reduz a Gravidade da Acne

 

Este estudo conduzido por Walaa et al. (2021) teve como objetivo avaliar os níveis de deficiência de vitamina D3 em pacientes com acne vulgaris e também mensurar os feitos da suplementação dessa vitamina nesses pacientes. 



Resultados:

 Ø  A frequência de deficiência de vitamina D3 entre os pacientes avaliados foi de 82,5%;

Ø  Houve relação estatisticamente significativa entre deficiência de vitamina D3 e gravidade da acne;

Ø  A deficiência de vitamina D3 foi significativamente prevalente entre pacientes do sexo feminino (98,4%);

Ø  Houve melhora significativa na classificação da acne após a suplementação de vitamina D3.

 

Conclusão:

 Existe uma relação significativa entre deficiência de vitamina D3 e gravidade da acne vulgar. A vitamina D3 tem um bom papel no manejo da acne. Recomenda-se avaliar o nível sérico de vitamina D em pacientes com acne e fornecer suplementação de vitamina D para pacientes com deficiência de vitamina D3, além da utilização de tratamentos tópicos para o gerenciamento da acne.


Referências:

WALAA, M. et al. Effect of vitamin D supplementation on patients with acne vulgaris: An intervention study. Egyptian Family Medicine Journal, Volume 5, Issue 1, May 2021, Page 177-187.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp