Vitamina D no Vitiligo

Estudos Científicos
13/mai/2024

O Aumento dos Níveis Séricos dessa Vitamina Auxilia no Controle da Doença


Vitiligo e Deficiência de Vitamina D

O Uso dessa Vitamina Auxilia no Gerenciamento dessa Patologia

 

O vitiligo, uma doença de pele crônica e adquirida, caracterizada pela ausência de pigmentação da pele, é uma das causas mais comuns de despigmentação no mundo. 


O vitiligo pode ocorrer em qualquer idade e geralmente é assintomático. Sua prevalência é entre 0,5% a 2% em todo o mundo e sua herança é poligênica. A causa exata da doença ainda não foi determinada, mas as três principais hipóteses incluem:

à Citotoxicidade bioquímica;

à Citotoxicidade neurológica;

à  Citotoxicidade autoimune.

 

Vitamina D e Vitiligo 

O vitiligo tem sido relacionado com redução níveis de vitamina D. A deficiência de vitamina D

foi sugerida como um gatilho para o desenvolvimento das doenças autoimunes, portanto, a suplementação de vitamina D provavelmente pode ser usada como um fator no gerenciamento dessa doença.


A fototerapia é uma das mais conhecidas opções de tratamento documentadas no vitiligo. O ultravioleta de banda estreita (NB-UVB) tem sido a terapia eficaz e segura para o vitiligo. O estudo abaixo avaliou a combinação de fototerapia e vitamina D e comparou com a monoterapia com a fototerapia.


Estudo Comprova

Este estudo publicado no periódico internacional Dermatology Reports teve como objetivo avaliar os efeitos da adição de vitamina D ao tratamento com fototerapia em pacientes com vitiligo.


Resultados

Ø  Houve um aumento muito significativo no nível sérico de vitamina D no grupo 1 com um aumento médio de 288,65%, enquanto que no grupo 2 houve um aumento no nível sérico de vitamina D de 33,63%;

Ø  A suplementação de vitamina D3 apresentou um efeito melhor do que a monoterapia com fototerapia no aumento dos níveis séricos de vitamina D nos pacientes com vitiligo (p<0,001);

Ø  Nenhum dos indivíduos apresentou sinais de toxicidade da vitamina D durante o tratamento.


Conclusão
O estudo concluiu que a combinação de fototerapia (NB-UVB) com a suplementação de vitamina D3 forneceu um melhor efeito no aumento dos níveis séricos dessa vitamina em pacientes adultos com vitiligo.


Referências bibliográficas

DWIYANA, R. et al. The effect of combination narrowband ultraviolet B phototherapy and vitamin D3 supplementation to increase serum 25-(OH)D levels in adult vitiligo patients. Dermatology Reports 2019; volume 11(s1):8043.

 


 

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp