Vitamina D3 e Resistência à Insulina

Estudos Científicos
25/mar/2021

Aumenta os Padrões Relacionados com a Sensibilidade à Insulina em Indivíduos Obesos


Alguns estudos têm demonstrado a relação entre a deficiência de vitamina D3 e o diabetes tipo 2, e também outros estudos têm mostrado que a vitamina D3 pode desempenhar um papel fundamental na secreção e na sensibilidade da insulina.

A vitamina D3 parece atuar em mecanismos que levam ao diabetes e a resistência à insulina, por conta da presença de receptores da vitamina D (Vitamin D Receptor – VDR) e de proteínas ligadoras de cálcio dependentes de vitamina D no tecido pancreático.

Em um estudo onde 5,677 pacientes tinham intolerância parcial à glicose, foi possível constatar que a suplementação com vitamina D3 aumentou a sensibilidade à insulina, sendo explicado por alguns mecanismos, como por exemplo: aumento da ativação transcricional e da expressão do gene do receptor da insulina, aumento da ação da insulina e os sinais transucionais via regulação de cálcio extracelular e regulação da apoptose das células beta mediada por citocinas, um importante fator relacionado a progressão e desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Resultados

Um estudo conduzido por Cefalo et al. (2018) teve como objetivo investigar os efeitos da suplementação de vitamina D3, combinado com uma dieta hipocalórica, na sensibilidade à insulina em pacientes com sobrepeso e hipovitaminose D. Os resultados obtidos foram:

• O peso corpóreo reduziu de maneira significativa nos dois grupos (-7,5% no grupo 1 e -10% no grupo placebo; p<0,05 para ambos);

• Os níveis de vitamina D aumentaram de maneira significativa no grupo 1 (de 36,7 nmol/L para 74,8 nmol/L; p<0,001);

• A sensibilidade à insulina no grupo 1 melhorou (de 4,6 para 6,9 mg.kg-1.min-1; p<0,001), no grupo placebo não foram observadas alterações significativas (de 4,9 para 5,1 mg.kg-1.min-1; p<0,84).

Conclusão

Foi possível concluir que a suplementação de vitamina D3, combinado com um programa de restrição calórica, melhorou de maneira significativa a sensibilidade à insulina em pacientes saudáveis e como sobrepeso.

Referências

Cefalo CMA1, Conte C1,2, Sorice GP1, Moffa S1, Sun VA1, Cinti F1, Salomone E1,3, Muscogiuri G1,4, Brocchi AAG1, Pontecorvi A1, Mezza T1, Giaccari A1. Effect of Vitamin D Supplementation on Obesity-Induced Insulin Resistance: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Trial. Obesity (Silver Spring). 2018 Apr;26(4):651-657. doi: 10.1002/oby.22132. Epub 2018 Mar 4.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp