Vitiligo

Estudos Científicos
28/mar/2023

Polypodium leucotomos + NB-UVB Aumentam a Repigmentação em Pacientes com Vitiligo


Vitiligo

Principais Ações do P. leucotomos

 

O vitiligo é uma doença cutânea que causa perda de pigmentação caracterizada histologicamente pela ausência de melanócitos epidérmicos. Pode acometer todas as raças, ambos os sexos e aparecer em qualquer idade, com média de aparecimento ao redor dos 20 anos.

 

Embora qualquer parte da pele e/ou membranas mucosas possam ser afetadas, esta desordem tem predileção por regiões hiperpigmentadas como:

 

- Face;

- Axila;

- Virilha;

- Genitália

 

Polypodium leucotomos

O extrato de Polypodium leucotomos é rico em polifenóis e obtido através das folhas de P. leucomotos.

Estudos feitos em humanos revelam que a utilização tópica deste extrato inibe o eritema induzido pela exposição à radiação solar e que a sua utilização após a exposição diminui de forma significativa o desenvolvimento de tumores induzidos pela radiação UVB em animais. O Polypodium apresenta ter um papel importante na prevenção do câncer de pele, através do retardamento das lesões ao nível do DNA, assim como ao nível da imunossupressão, através da prevenção da conversão do ácido urocânico da sua forma trans para cis e da eliminação das células de Langerhans.


Principais Ações do P. leucotomos sobre os Danos Cutâneos UV-Induzidos

O Polypodium também age reduzindo o eritema UV induzido, diminui a depleção das células de langerhans, reduz a estimulação da COX-2 UV induzida, impede a diminuição do conteúdo antioxidante cutâneo devido a exposição à radiação UV, aumenta a atividade supressora p53 e acelera a eliminação dos dímeros de ciclobutano relacionado ao dano ao DNA.


Estudo Comprova

Um estudo randomizado, prospectivo e controlado por placebo conduzido por Alessia et al. (2021) teve como objetivo investigar a suplementação oral de Polypodium Leucotomos (PL) na melhora da repigmentação induzida pela fototerapia com UVB de banda estreita (NB).


Resultados

ü  A ingestão oral de PL para NB-UVB melhorou a extensão da repigmentação, bem como a taxa de resposta em comparação com pacientes tratados apenas com NB-UVB (47,8% vs 22%).


Estudo 2

Um outro estudo conduzido por Nestor et al., (2014) avaliou a eficácia do UVB de banda estreita (NB-UVB) associado com P. leucotomos 250 mg 3 vezes ao dia no aumento da repigmentação comparado com NB-UVB e placebo.

ü  A repigmentação foi maior no grupo P. leucotomos versus placebo na área do pescoço e da cabeça (44% vs. 27%);

ü  Um aumento pequeno da repigmentação foi observado na região do tronco (6%), extremidades (4%) e mãos e pés (5%);

ü  Pacientes submetidos a mais de 80% das sessões de NB-UVB demonstraram aumento da repigmentação nas regiões da cabeça e do pescoço no grupo P. leucotomos vs. placebo (50% vs. 19%).



Referências

Alessia Pacifico 1, Giovanni Damiani 2 3 4, Paolo Iacovelli 1, Rosalynn R Z Conic 5, Young Dermatologists Italian Network (YDIN); Salvador Gonzalez 6, Aldo Morrone 1 NB-UVB plus Oral Polypodium Leucotomos Extract display higher efficacy than NB-UVB alone in patients with vitiligo Dermatol Ther. 2021 Jan 12;e14776. doi: 10.1111/dth.14776. Online ahead of print.

NESTOR, M. et al. Polypodium leucotomos as an Adjunct Treatment of Pigmentary Disorders. J Clin Aesthet Dermatol. 2014 Mar;7(3):13-7.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp