Wipes Higienizadores para Cães

Estudos Científicos
12/jul/2023

Eficazes na Redução de M. pachydermatis na Pele de Cães


Lenços higiênicos

Importância da Higienização em Cães

 Após o passeio, a higienização das patas de cães garante segurança aos animais e aos tutores.

 

Lenço Higienizador ou Wipes

 Os wipes são lenços umedecidos, que limpam e desodorizam de forma prática, podendo ser usados nas patas. Além disso, podem ser usados para incorporação de princípios ativos medicamentosos. A maneira correta é passá-lo por toda a pata e, em seguida, secá-la.

 

Precauções


Não deixar nenhuma parte molhada, pois isso facilita a proliferação de fungos e bactérias;

Não limpar excessivamente, pois esse excesso pode gerar uma irritação na pele do animal;

A higiene deve ser feita com cuidado.


 

Vantagens

®    Preservar saúde da pele;

®    Facilidade do uso;

®    Facilidade para o uso de veículos aquosos e oleosos;

®    Maior facilidade comparado com o spray;

®    Limpeza e odor agradável (ANDRADE  2002).

 

 

Evidências de SARS-CoV-2 e Animais

O papel epidemiológico dos animais domésticos na disseminação e transmissão do SARS-CoV-2 para humanos foi investigado em relatórios recentes, mas alguns aspectos precisam ser melhor esclarecidos. Até o momento, apenas em casos raros, cães e gatos que vivem com pacientes com COVID-19 abrigam SARS-CoV-2, sem evidência de transmissão de animal para humano. O objetivo do presente estudo foi verificar se cães e gatos agem como portadores mecânicos passivos de SARS-CoV-2 quando vivem em contato próximo com pacientes COVID-19. 

Os resultados do estudo sugerem que os animais de estimação não carregam passivamente o SARS-CoV-2 em seus cabelos, almofadas, pelos e coxins e, portanto, provavelmente não desempenham um papel importante na transmissão do vírus aos humanos.


 

Estudo Comprova

Um estudo teve como objetivo avaliar a atividade in vivo e in vitro de wipes embebidos em solução de clorexidina, escalazol e Tris-EDTA contra Malassezia pachydermatis


Resultados:

ü  As amostras coletadas após a aplicação da limpeza mostraram uma redução significativa e rápida da UFC da levedura da Malassezia;

ü  Não foi encontrada diferença significativa na redução de Malassezia entre os protocolos A e B;

ü  O ensaio in vitro mostrou 100% de atividade contra leveduras de Malassezia após 15 minutos de contato com a solução de limpeza.

 

Conclusão

Os wipes contendo clorexidina, escalazol e Tris-EDTA reduziram substancialmente a população de M. pachydermatis na pele de cães. Embora este tenha sido um estudo não controlado realizado em um pequeno número de cães, os resultados sugerem que os wipes podem ser úteis na terapia tópica da dermatite por Malassezia, envolvendo lábios, patas, área perianal e dobras cutâneas.


Referências bibliográficas

CAVANA, P.; PEANO, A.; PETIT, J.-Y.; TIZZANI, P. et al. A pilot study of the efficacy of wipes containing chlorhexidine 0.3%, climbazole 0.5% and Tris-EDTA to reduce Malassezia pachydermatis populations on canine skin. Veterinary Dermatology, 26, n. 4, p. 278-e261, 2015.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp