Glutamina Isolada ou em Combinação Melhora a Concentração plasmática de Leptina proporcionando a Crianças de Baixa Estatura Melhores Condições de Desenvolvimento Estrutural

Estudos Científicos
07/nov/2016


O presente estudo brasileiro realizado por Lima et al. (2014) teve o objetivo de determinar o impacto da suplementação de zinco, vitamina A e glutamina ou glutamina isolada sobre o crescimento, função barreira intestinal, estresse e hormônios de saciedade nas crianças brasileiras com baixa estatura média para a idade.

No estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, 120 crianças de dois meses a nove anos de idade, moradores de uma comunidade urbana em Fortaleza, administraram: (38) glutamina isolada, (37) glutamina,  vitamina A e zinco, e por fim, placebo com glicina. A leptina, adiponectina, o fator de crescimento semelhante à insulina e níveis plasmáticos de cortisol foram medidos com ensaios e medidas cromatográficas. 

Tanto a glutamina isolada como a associada a outros nutrientes impediu a perturbação da função da barreira intestinal, ou seja, melhorou a sua permeabilidade. No grupo tratado com glutamina, observou-se que a leptina pôde ser relacionada com a melhoria da proporção peso-altura e peso-idade nas crianças após 4 meses de estudo.  

Por fim, pode concluir que a glutamina isolada ou em combinação com outros nutrientes adéqua crianças em desenvolvimento aos parâmetros de altura relacionado a peso e idade.


Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp